Tem no Telecine ! 'Todos os Mortos' | 2020
NOTA 7.5
Por Rogério Machado
Imagino quão grande foi o corre-corre entre os senhores de escravos quando a Abolição da Escravatura se deu. Imagino o quão perdidos os negros escravos ficaram quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel. Trocando em miúdos, esse é o recorte histórico do filme dirigido pela dupla Caetano Gotardo e Marco Dutra, exibido em Berlim e na última Mostra de Cinema de São Paulo. 'Todos os Mortos' é uma crônica que mistura história e mistério sobre a confusão generalizada que se deu após os negros serem livres para seguirem seu próprio caminho.
Marco Dutra já tem alguma experiência em flertar com o cinema de gênero. 'Quando eu Era Vivo' (2014) e 'As Boas Maneiras' (2017) tiveram alguma repercussão e demonstram a propriedade desse realizador em contextualizar o horror e fazê-lo conversar com a nossa realidade. Em 'Todos os Mortos', apesar de faltar ousadia ao abordar o sobrenatural, nota-se as referências com base no terror, já que o título faz menção as almas negras que se foram e (teoricamente) são vistas frequentemente pela filha mais nova da família Soares.
'Todos os Mortos' certamente, como costumamos dizer, não é um filme fácil. O desenrolar da trama é muito cadenciado e pode incomodar aos menos pacientes. Contudo, há que se exaltar a capacidade de lançar luz sobre individualidades em um momento histórico o qual geralmente não falamos. Porém, a assunto aqui vai muito além do individual, o longa escancara as diferenças entre negros e brancos que se perpetuam até os dias de hoje.
No campo técnico, também ressaltaria a criatividade da dupla em apresentar uma narrativa de época na São Paulo de hoje. Não em todos os momentos, é verdade. As sutilezas nas locações são muitas e as suspeitas só se confirmam na sequência final, que acabam por ressignificar o propósito da produção.
'Todos os Mortos' esta disponível do Telecine até 13 de março próximo. Então, se você é fã do cinema nacional, sugiro correr logo pra ver.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: