Adsense Cabeçalho

A desconstrução do super herói em 'Esquadrão Trovão' , novo filme Netflix | 2021

NOTA 5.0

Por Rogério Machado 

Sob a direção de Ben Falcone ('A Chefa' - 2016), 'Esquadrão Trovão' chega com ares de super produção à Netflix. O trailer já anunciava efeitos especiais aos borbotões e um elenco estelar, ainda que alguns nomes (Melissa Leo e Octávia Spencer?) destoassem em suas conexões com o gênero em questão, no caso a comédia. O alvo da paródia? Super heróis. Nada mais comercial e multimídia; adicionando humor então, a ideia se estabelece quase como uma receita sempre infalível. 


A trama de 'Esquadrão Trovão' acompanha Emily Stanton (Octavia Spencer), uma mulher que, depois de muitos estudos e pesquisas, desenvolveu um procedimento para dar superpoderes a pessoas comuns. Contudo, quando acidentalmente Lydia (Melissa McCarthy),  sua  melhor amiga dos tempos de colégio,  utiliza sua fórmula, ela acaba se tornando ultra poderosa, e assim, essas duas mulheres haverão de se unir para formar  a primeira equipe de super-heroínas de Chicago, que terá que lutar contra um perigoso meliante de codinome 'O Rei' (Bobby Cannavale).

A premissa não apresenta qualquer novidade: Emily e Lydia se conhecem ainda adolescentes na escola e Lydia precisa o tempo todo defender Emily contra o bullying praticado pelos outros colegas. Emily é sempre rejeitada pela turma por se destacar pela inteligência, e  por conta disso é o tempo todo destratada e deixada de lado. Seu ombro amigo, depois de uma briga, se distancia dela e elas vem a se reencontrar muitos anos depois, quando Emily já havia se tornado uma das grandes empresárias no ramo da tecnologia. Enfim, a velha história dos loosers que dão a volta por cima é mais uma vez explorada.

A conexão com heróis já conhecidos por todos nós é imediata: Mulher Invisível, Batman e Homem Aranha são facilmente reconhecidos nesse festival de zoeira e tiração de sarro com a Marvel e a DC Comics. Contudo, ainda que a matéria prima utilizada tenha gás para o humor, a ideia aqui não é bem desenvolvida. Sendo assim, nem as piadas funcionam, e mesmo McCarthy, sempre hábil na arte de fazer rir, não consegue arrancar do público nada mais do que risos amarelos. 'Esquadrão Trovão' é uma boa ideia na cabeça que se perde em sua própria megalomania. 


Nem Vale Ver! 




Nenhum comentário