'O Presente': curta indicado ao Oscar mostra os desafios de se viver na Palestina | 2020
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
'O Presente' é um curta Palestino merecidamente premiado: tem mais de 20 prêmios, entre eles o Prêmio do Público de Melhor Filme no prestigiado Festival de Clermont-Ferrand 2020, o mais importante festival de curtas do mundo. Faturou também o prêmio de Melhor Direção no Rio de Janeiro Curta Cinema 2020 e o mais recente deles, o BAFTA, que é o Oscar Britânico. E além disso, pra completar todo histórico positivo, a produção que está disponÃvel na Netflix, ainda ostenta uma indicação ao Oscar desse ano.
Yusef é um palestino que luta para ganhar o sustento de sua famÃlia. Hoje é seu aniversário de casamento e ele leva a filha Yasmine para comprar um presente para sua esposa na Cisjordânia. A criança então testemunha seu pai lutando contra fortes dores nas costas, bem como as frustrações em lidar com os guardas armados no posto de controle para cumprir o objetivo de voltar pra casa com o prometido presente.
Com sensÃvel condução da experiente palestina-britânica Farah Nabulsi, o curta mostra de um jeito simples e notório como ações corriqueiras podem se tornar desafios gigantes quando pensamos nas fronteiras de Israel com a Cisjordânia, na Palestina. Mas aqui, desnudado pelo olhar terno e atento da criança que acompanha o pai naquela jornada.
Essa é a grande sacada da produção, conduzir a trama pelo olhar da menina que não entende exatamente o que ocorre ali, mas que funciona como um amparo meio que inconsciente para seu amado pai. É incrÃvel como uma história aparentemente tão ingênua, tenha tanto a nos dizer sobre os mandos e desmandos, da rixas e guerras, das diferenças e indiferenças entre os seres humanos. A indicação ao Oscar 2021 funciona como uma imensa vitrine para uma produção que talvez passasse batida, não fossem os holofotes de uma premiação de tamanha projeção.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: