Adsense Cabeçalho

'White Eye' : curta indicado ao Oscar desnuda xenofobia e racismo estrutural em poucos minutos | 2021

NOTA 9.0

Por Rogério Machado

'White Eye', em tradução literal, 'Olho Branco', é mais um dos curtas indicados ao Oscar representando Israel na premiação. A essência da discussão que o curta propõe  pode ludibriar os incautos por conta do título aparentemente óbvio, contudo, o título vai muito além do racismo. A produção é mais uma que vem na correnteza de histórias que pregam sobre a situação dos imigrantes em diversos países, e tudo que pode se ramificar à partir desse tema. O que chama a atenção no curta-metragem sob a direção de Tomer Shushan, é o caminho usado para introduzir um debate de tamanha grandeza. 


Na história conheceremos Omer (Daniel Gad), que está andando pelas ruas quando encontra sua bicicleta que havia sido roubada, descobrindo que agora ela pertence a Yunes (Dawit Tekelaeb), um imigrante, que acaba sendo denunciado como responsável pelo furto. Enquanto tenta recuperar seu bem material, ele lutará para permanecer humano diante de um episódio que tomará proporções inimagináveis, não só para ele como também para todos à sua volta. 

Ação e reação. Causa e consequência. A força motriz dessa história trabalha dentro dessas máximas para lançar ao público questões  que são universais e podem se enquadrar em qualquer microcosmo ou realidade, mas que aqui assume tom político ao colocar na mesa o problema da imigração, do trabalho escravo, e ainda ecos de racismo e xenofobia. 

Tecnicamente o curta é irretocável. O longo plano sequência nos leva para dentro da narrativa e é como se nos tornássemos um terceiro personagem. As questões morais são postas frente a frente com a humanidade, e cabe ao público se fazer de juiz de valor e pontuar a ordem de importância e urgência sobre os duros dilemas trazidos até nós, o público. Tudo é uma questão de olhar. O olhar do mundo sobre o problema e o nosso olhar sobre o episódio apresentado. Mais didático e impactante impossível. 


Super Vale Ver!





Nenhum comentário