'Amor, Casamentos & Outros Desastres' e o 'modus operandi' de pecar pelo excesso | 2021
NOTA 6.0
Por Rogério Machado
Entre erros e acertos, o cineasta americano Dennis Dugan se estabelece quase como um especialista em comédias: 'O Pestinha' (1990),'O Paizão' (1999) e 'Gente Grande' (2010) são apenas alguns dos tÃtulos que, se não foram bem com a crÃtica, ao menos levaram multidões aos cinemas. 'Amor, Casamentos & Outros Desastres', que chega aos cinemas essa semana, é a primeira produção em quase dez anos depois de lançar seu último trabalho, e dessa vez o diretor soma romance ao humor, ou seja, aposta no gênero popularmente conhecido como comédia romântica.
Na história, Maggie Grace é Jessie English, uma mulher aventureira e dona de uma loja de flores, que, pouco depois de terminar seu namoro após um incidente traumático, é convidada por Liz Rafferty (Caroline Portu) a organizar seu casamento com Robert Barton (Dennis Staroselsky), um candidato a prefeitura da cidade. Para a jovem, realizar a cerimonia perfeita pode ser o começo de uma carreira que ela tanto necessita. Para a realização do evento, Jessie precisa contar com a parceria de Lawrence Phillips (Jeremy Irons), um banqueteiro famoso, severo e mal-humorado. Um casal de amigos, por sua vez, arranjou para ele um encontro às cegas com Sara (Diane Keaton), mas ele nem imaginava que Sara é cega, o que acaba desencadeando algumas confusões e pequenos acidentes.
Do outro lado da cidade, Jimmy (Andy Goldenberg), irmão de Robert, participa de um programa de televisão de namoro, e para ganhar um milhão e meio de dólares, ele vai precisar ficar fisicamente ligado à sua companheira, Svetlana (Melinda Hill), pelo maior tempo possÃvel. Ao mesmo tempo, outra figura dessa trama, Ritchie (Andrew Bachelor), um guia turÃstico super carismático, acaba se apaixonando por uma passageira do seu tour, mas não sabe o nome, nem onde a encontrar, e a única pista é uma tatuagem em forma de sapatinho de cristal no pescoço dela. Para encontrar esse amor, ele contará com a ajuda de uma repórter que mobilizará toda a cidade em função desse encontro.
Pela descrição da história já dá pra notar que 'Amor, Casamentos & Outros Desastres' é daquelas comédias com uma dúzia de personagens que em algum momento da trama se esbarram. Esse clichê é desenvolvido aqui sem criatividade e com tanto excesso de informação que fica difÃcil para o expectador criar alguma empatia pela trajetória de qualquer um desses personagens. Os 'outros desastres' do tÃtulo é explorado à exaustão em sequências tão repetitivas que mais constrangem do que provocam risos.
Nesse mar de personagens desinteressantes, com histórias sem a mÃnima relevância, abordagens exageradas e novelescas, há também o escape providencial através dos veteranos Jeremy Irons e Diane Keaton. Não há como não se render aos momentos em que a dupla aparece junto. Infelizmente, essas curtas sequências não salvam o filme do esquecimento mesmo antes dos créditos subirem.
Vale Ver Mas Nem Tanto!
Deixe seu Comentário: