Adsense Cabeçalho

'Em um Bairro de Nova York' : musical é celebração latina contra a xenofobia nos EUA | 2021

NOTA 8.5

Por Rogério Machado 

Ao assistir a essa novíssima adaptação de um musical da Broadway para os cinemas, podemos constatar que hollywood está realmente passando por um processo de grandes mudanças. A diversidade e a inclusão são tópicos que têm ganhado destaque de tempos pra cá, talvez por um reflexo dos diversos movimentos sociais, que passam pelo apoio aos refugiados e quem sabe até tenha haver com a retumbante adesão ao Black Lives Matter, que haveria de reverberar também no audiovisual. Em tempos de intolerância vociferada pelas redes sociais, o cinema é nitidamente uma arma que vem na contramão e se torna um aliado poderoso na luta para virar a chave do preconceito. 

Baseado na premiada peça 'In The Heights',  'Em um Bairro de Nova York', que chegou na última semana aos cinemas brasileiros, tem o toque de midas do multimídia Lin-Manuel Miranda, que leva às telas um trabalho quase que autobiográfico, uma vez que o ator-produtor-roteirista-compositor nasceu em Washington Heights, um bairro pobre ao norte de Manhattan, que é onde a nossa trama se passa. 

'Em um Bairro de Nova York'  acompanha alguns dias (antes e depois de um grande apagão) de uma comunidade latina na periferia de Nova York. A partir do protagonista Usnavi (Anthony Ramos), dono de uma mercearia local, a história retrata um grupo em busca de seus sonhos, assim como a quebra dos preconceitos e a busca do reconhecimento enquanto cidadãos. Junto com ele, conheceremos também a doce Abuela Cláudia (Olga Merediz), uma imigrante que sonha rever seu país antes de morrer, Vanessa (Melissa Barrera), que sonha em ser estilista, e ainda Nina (Leslie Grace), que desistiu da faculdade por sofrer com a xenofobia,  e quer retomar sua vida junto à sua comunidade.

Lin-Manuel Miranda, que assina o roteiro junto com Quiara Alegria Hudes, é um nome a ser observado. O americano de raiz latina, já era um sucesso na Broadway como ator e compositor e trouxe para a sétima arte suas qualidades. Com isso, ganhou projeção em 'Hamilton', outro grande musical que também ganhou formato para as telas e surpreendeu crítica e público. 

Para além das muitas qualidades técnicas que compõem um grande musical, 'Em um Bairro de Nova York', carrega consigo a representação de um povo que ajudou a fazer da América o que ela é - tanto pela influência no audiovisual, como na música, na literatura e na moda. Essa bagagem é apresentada com responsabilidade e sensibilidade através de sequências em planos abertos com muita coreografia, ou mesmo em momentos mais intimistas e poéticos como a despedida da Abuela Claudia, uma imigrante orgulhosa da história que construiu distante de seu país de origem - uma das coisas mais lindas que vi em musicais até hoje. 

'Em um Bairro de Nova York' é o sonho americano embalado pela comunidade latina com muita música chiclete, cores e atuações competentes. Não chega a ser irretocável pois se perde em repetições e com isso eleva o tempo de tela sem que isso se faça necessário. Contudo, há que se reconhecer o quanto hollywood tem se esforçado para dar voz a discursos atuais, tratar de temas relevantes e aliar entretenimento à isso.  Que continue nessa batida. 


Vale Ver!



Nenhum comentário