Adsense Cabeçalho

Humor despretensioso é o pulo do gato de 'Além das Montanhas' | 2021

NOTA 7.5

Por Rogério Machado 

Adaptação da icônica e ovacionada peça da Broadway, 'Outside Mullingar', sendo indicada para o prêmio de Melhor Peça no Tony Awards em 2014, 'Além das Montanhas' chega pelas mãos do sempre talentoso John Patrick Shanley ('Feitiço da Lua' - 1987, 'Dúvida' - 2009), que tem trabalhos memoráveis tanto como diretor, como roteirista. O filme chega no Brasil diretamente nas plataformas digitais. 


A história  é ambientada na Irlanda e gira em torno de Anthony (Jamie Dornan), que passa grande parte do tempo trabalhando nos campos de sua fazenda e é constantemente menosprezado por seu pai (Christopher Walken), que inclusive ameaçou entregar a fazenda para seu primo norte-americano (John Hamm), simplesmente porque ele não consegue arrumar uma esposa. Rosemary (Emily Blunt), cuja família tem uma rixa antiga com a família de Anthony, mora numa fazenda logo ao lado e por sua vez, nutre de certo rancor por ter sido humilhada por Anthony na infância, mas acaba se apaixonando por ele com o passar dos anos. Sua mãe, Aoife (Dearbhla Molloy), sonha em ver as duas famílias unidas para o bem de todos. 

'Wild Mountain Thyme' (no original), funciona como uma espécie de pseudo-romance, que se guia pela amor não revelado entre os protagonistas, mas não concentra suas forças nisso. O longa de Shanley, através dessa trama familiar - aproveita para ressaltar as velhas rivalidades entre E.U.A e Irlanda com despretensioso tom cômico. Eu diria que esse é o 'ít' da obra transposta para as telas. O humor, quase ingênuo, é um dos grande atrativos, que tem seu esteio na figura do personagem de Dornan. É claro que o ator ficou marcado ao encarar Christian Grey na midiática trilogia '50 Tons', mas se eu tinha alguma dúvida que Dornan podia se tornar um bom ator, ela se esvaiu ao ver sua desenvoltura na produção em questão. Parte do êxito e dos bons motivos para se apostar numa espiada vem da performance do rapaz.

É claro que vícios são inevitáveis, arcos ficam incompletos e o velho clichê romântico ganha força no desfecho, contudo, ainda com toda falha na construção da narrativa ou por girar em círculos em uma boa parte da projeção, 'Além das Montanhas' será aquele filme que nos pegará pelas comoventes atuações e sequências isoladas, que, se não fazem o filme, ao menos contribui para uma experiência prazerosa.


Vale Ver!



Nenhum comentário