Adsense Cabeçalho

Vanessa Kirby e Katherine Waterston vivem um amor proibido em 'Um Fascinante Novo Mundo' | 2021

NOTA 8.5

Por Rogério Machado 

Ainda sem data de estreia por aqui, 'The World to Come' (no original) é mais um dos muitos  títulos que carregam a  representatividade do universo LGBTQIA+, porém  com uma história pra contar, que vai muito além dessa representatividade. O drama que apresenta um romance proibido entre duas mulheres não é proibido por se tratar de duas pessoas do mesmo sexo, e sim porque estão inseridas em um relacionamento extraconjugal. Pode parecer retórico, mas é só um modo enfático de exaltar a habilidade da direção em nos levar em uma viagem delicada pelo universo dessas mulheres, que se torna indiferente se é um casal 'tradicional' ou não. 


A história se passa no interior do estado de Nova York na década de 1850. Conheceremos Abigail (Katherine Waterston), que começa um novo ano na fazenda em que vive com seu marido, Dyer (Casey Affleck). Enquanto Abigail pensa no ano por vir através das anotações em seu diário, observamos o contraste marcante entre seu jeito deliberado e impassível e suas complexas emoções que aos poucos são desvendadas. A primavera chega e Abigail conhece Tallie (Vanessa Kirby), uma mulher recém-chegada, emocionalmente franca e atraente que aluga uma fazenda vizinha com seu marido, Finney (Christopher Abbott). As duas começam um hesitante relacionamento, preenchendo um vazio em suas vidas que nenhuma das duas sabia que existia.

'Um Fascinante Novo Mundo' é uma história de amor e empoderamento feito por mulheres e para mulheres.  A direção da cineasta norueguesa Mona Fastvold usufrui ao máximo do texto de impacto da dupla Ron Halsen e Jim Shepard,  que também guarda doçura e delicadeza à medida que a intimidade entre Abigail e Tallie cresce. A coragem dessas mulheres em apostar no desconhecido e dar margem ao amor, pode representar muito para mulheres que, independente de gênero e orientação sexual, colocam suas vontades e a direção de suas vidas em primeiro lugar. 

"Fui arrastada como uma folha pousada numa rocha para a correnteza..." Nesse trecho a protagonista revela como se pegou apaixonada por Tallie.  Com os escritos do diário de Abigail, que vão contando os dias e seus sentimentos, ela se torna uma espécie de narradora; e é tão poética e profunda a maneira como esses textos se desenvolvem e chegam até nós, que é impossível não se envolver e mergulhar fundo no rio de incertezas que pairam sobre essa relação

'Um Fascinante Novo Mundo' tem força e suavidade, tem amor e desamor, encontros e desencontros. Tantos sentimentos e ações antagônicas  num romance que se constrói pela coragem de dar lugar ao querer e ao sentir, independente de quem seja o alvo. Nesse caso temos duas mulheres, mas isso... ah.... isso é só um detalhe.


Vale Ver!



Nenhum comentário