Adsense Cabeçalho

‘Lamento’ - Um retrato fiel de uma sociedade à beira da loucura | 2021

NOTA 8.5

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

Tramas envolvendo mistério são comuns no cinema, assim como no teatro e na literatura, mas longe de ser uma fonte inesgotável de boas ideias, o recurso é arriscado já que demanda não somente o despertar da curiosidade e de pistas bem elaboradas, como um drama bem desenvolvido de modo que a sobrevivência ou sucesso do protagonista importe. ‘Lamento’, filme nacional dirigido por Diego Lopes e Claudio Bitencourt, tem como um de seus principais méritos o equilíbrio desse recurso, garantindo o engajamento em uma narrativa cuja escalada de tensão parece não ter limites até o último minuto.

No enredo acompanhamos Elder, interpretado por Marco Ricca, um homem de meia-idade com um passado de vícios e perdas que se vê em meio a um casamento fracassado e na iminência da perda de seu negócio, um hotel fruto de uma herança familiar, atolado em dívidas impagáveis. Após receber um casal de hóspedes com atitudes suspeitas, Elder se envolve em uma trama abstrusa que o faz mergulhar em seu passado e encarar seus piores demônios.

Conforme já pontuado, o drama e o mistério se entrelaçam de forma perfeitamente coesa, que são evidenciados visualmente graças a perfeita combinação de cores com a prevalência de tons azulados, e uma excelente trilha sonora minimalista, dando ao filme um caráter soturno e melancólico. Esse primor visual também está presente na construção do enredo, que rejeita diálogos expositivos e flashbacks desnecessários, optando pela sugestão e nunca se explicando ou dando mais detalhes do que o necessário. Pistas são plantadas na tela em enquadramentos bem elaborados ou nas interações que mesmo com poucas palavras, sempre tem muito a dizer.

Mas o maior destaque vai para a interpretação de Marco Ricca. Afinal, uma história complexa exige um protagonista igualmente complexo, e talvez complexidade resuma bem sua brilhante atuação. Antes mesmo de pronunciar uma palavra, é possível enxergar em seu olhar e gestos, a melancolia de uma vida decadente e sem saída. No desenrolar dos fatos, o ator dá ao seu personagem novas camadas que acompanham a progressão e ritmo narrativo.

Falando em ritmo, o filme se beneficiaria com alguns minutos a menos, em parte devido a um primeiro ato demasiadamente alongado, mas que não chega a cansar, e tão logo as peças do quebra cabeça são postas na mesa, o engajamento é retomado, mesmo que essas peças não se encaixem perfeitamente em um primeiro momento.

'Lamento' é um filme inteligente e corajoso em suas escolhas. Retrata angústias e lutas internas que se refletem em decisões desesperadas e impulsos autodestrutivos. Um retrato fiel de uma sociedade à beira da loucura, vítima de um sistema doente e perverso. 


Vale Ver!




Nenhum comentário