Adsense Cabeçalho

'Nunca Mais Nevará' : mistério, ausência de neve e temática social se misturam em longa polonês | 2021

NOTA 6.0

Por Rogério Machado 

Sob um título curioso, o longa representante da Polônia no Oscar 2021 acaba de chegar ao cinemas. Entre um personagem misterioso e também  carismático e uma trama marcada (ainda que não de forma explícita) por traços sociais, 'Nunca Mais Nevará' bebe de referências e coloca o conceito acima da narrativa, e é justamente isso que acaba sendo o Calcanhar de Aquiles da produção. 

Na história conheceremos Zenia (Alec Utgoff, o Dr. Alexei da série 'Stranger Things'), um jovem imigrante ucraniano que trabalha como massoterapeuta na Polônia, onde conseguiu melhorar de vida. Ao trabalhar em um condomínio fechado de elite, ele começa a ser visto pelos clientes como uma espécie de curandeiro e guru  que possui todas as respostas. Usando também de técnicas de hipnose ele atrairá ainda mais clientes entre os moradores daquela comunidade de casas iguais, que procuram no convívio com Zenia algum conforto para as suas dores pessoais.

A direção de Małgorzata Szumowska e Michał Englert coloca seu foco na construção de um clima de mistério em torno da figura de Zenia - sabemos que ele veio de uma cidade próxima a Chernobyl (algo que parece ainda assombrar  aquele país), mas nada da vida pregressa desse jovem é salpicado no roteiro, que só faz reforçar o ar sedutor desse homem, que fala pouco, é discreto e até onde sabemos é um profissional respeitoso e dedicado. É certo que a trama se apoia nessa figura e na verdade é a imagem do talentoso Alec Utgoff que nos leva pelas mãos até a última sequência, do contrário é possível que a narrativa sucumbisse ao tédio, tamanha inserção de sequências repetitivas, além de personagens, (os habitantes do condomínio), que não conseguem se tornar interessantes o bastante, exceto a senhora de traços caricatos que leva três cachorros pela mão e que acaba protagonizando uma cena cômica com o massagista, que  mesmo criando providencial quebra do tédio, acaba se tornando uma iniciativa deslocada em meio ao tom sisudo assumido pela empreitada.

De tanto esforço em criar um clima misterioso e causar estranheza ao público não só em relação ao protagonista como também em torno de tantas figuras que nitidamente seguiam suas vidas como em piloto automático , 'Nunca Mais Nevará' acaba se perdendo na mensagem, que só fica claro que se trata de xenofobia e preconceito aos mais atentos, e isso é realmente uma pena. Muitas possibilidades poderiam ser  exploradas em torno da figura interessantíssima de Zenia, mas a produção se agarra em detalhes desimportantes que ainda é prejudicada pelo ritmo lento... ah, e não me pergunte o porquê do titulo e a relação dele com a trama, procurei um sentido - sobretudo por conta da legenda final - mas sinceramente não o encontrei. 


Vale Ver Mas Nem Tanto! 



Nenhum comentário