Adsense Cabeçalho

'O Homem nas Trevas 2' amplifica a violência, mas segue a fórmula do original | 2021

NOTA 7.5

Por Rogério Machado

O sucesso surpreendente  de 'O Homem nas Trevas' (2016) trouxe a inevitável sequência estrelada pelo incrível Stephen Lang. A ideia original não poderia ser melhor: um ex militar, cego  e com um passado de mistério e crime tem a casa invadida por um grupo de jovens delinquentes e vai dar cabo de um por um, mesmo com sua deficiência física.  A continuação, que acaba de chegar aos cinemas, é basicamente uma cópia do primeiro filme, com alguns acréscimos para fazer com que a produção se justifique. Nada excepcional, mas extremamente mais violento e sangrento, tendo como destaque, claro, a figura impecável de Lang. 


A trama dessa vez se passa alguns  anos após o primeiro filme, com o homem cego (Lang) vivendo uma vida tranquila e com a responsabilidade de cuidar de uma filha que quase morreu por conta de um incêndio que teria levado sua mulher. O homem cego passa a  viver em uma casa isolada com a menina após o incidente.   É nesse momento que os pecados do seu passado o encontram e a vida tranquila deles é perturbada quando um grupo de sequestradores aparece e pega a criança, forçando o homem cego a deixar seu lar para salvá-la.

A ideia de 'O Homem nas Trevas' já é infalível pela desconstrução do personagem que promove o horror. Um homem assustador, cego  e muito violento que deveria ser alvo da repulsa do público, mas o que provoca  é justamente o contrário. Lang se torna uma espécie de anti-herói sombrio que só está ali para lutar por sua vida. O problema aqui é não inovar ou buscar novos caminhos dentro das possibilidades que poderiam ser exploradas, e o desenrolar segue a tônica do primeiro filme, mas dessa vez acrescendo humanidade ao homem ao introduzir o drama familiar onde ele teoricamente se insere. 

Muito embora rodeado de ações completamente inverossímeis (assim como vimos no primeiro filme), é inegável a crescente de  tensão  que a direção do uruguaio Rodolfo Sayagues provoca em seu público, nessa segunda dobradinha com o experiente Fede Alvarez, que esteve a frente da direção na produção anterior e agora assina o roteiro. No fim das contas 'O Homem nas Trevas 2' acaba cumprindo seu papel de entreter com uma dose a mais de violência. Uma narrativa simples sim, mas que leva a sério a bandeira do horror, cuja iminência dele somados ao farto apelo do gore hão de satisfazer aos fãs saudosistas do cinema de terror dos anos 80.


Vale Ver!




Nenhum comentário