' A Suspeita' : com Glória Pires, produção é thriller imersivo e denso | 2021
NOTA 7.5
Por Rogério Machado
Foi dada a largada para o 49º Festival de Cinema de Gramado, e o Longa Metragem Brasileiro que abriu a Mostra Competitiva é o denso e soturno 'A Suspeita', que tem Glória Pires por trás das câmeras como produtora e na frente delas vivendo uma personagem na curva entre o compromisso com a profissão que um dia decidiu abraçar e a iminência de uma doença traiçoeira que a colocaria bem no meio de um furacão.
O filme sob a direção de Pedro Peregrino acompanha Lúcia (Glória Pires), uma comissária exemplar da inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, depois de ser diagnosticada com Alzheimer, começa a articular sua aposentadoria. Entretanto, durante a investigação do que seria seu último caso, descobre um esquema do qual ela vira a principal suspeita. Entre os desdobramentos das investigações de um assassinato e os lapsos de memória, Lúcia agora terá que lutar por sua vida e acima de tudo, sua dignidade.
Peregrino aposta num Rio de Janeiro sombrio e cinza. O lado B da cidade raramente mostrado na dramaturgia, é como se fosse um terceiro personagem dentro da trama. De um lado a corrupção infiltrada no seio da polícia - desde o alto escalão até aos cargos com menores poderes. Do outro Lúcia, uma mulher sozinha, que no passado abdicou da própria vida, casamento e filhos para viver aquilo que acreditava: cumprir sua função como comissária de polícia. Destaco o desprendimento de uma estrela brasileira de primeira grandeza, Glória Pires, que aqui incorpora uma figura que poucas vezes tivemos a oportunidade de vê-la fazendo - praticamente sem maquiagem e nenhuma vaidade, a personagem se divide entre o medo de sucumbir à doença e ir até o fim na missão de desvendar o mistério por trás da morte de um colega da Polícia.
Como um thriller, o longa de Peregrino fica devendo. Fica claro desde o início onde a personagem está se enfiando e as repostas vêm na mesma velocidade com que as perguntas chegam. Contudo, como um drama o filme acaba funcionando além da medida pelo talento com que Glória Pires administra as agruras de uma personagem entre a razão e a perda dela. No fim das contas, a grandeza dessa mulher acaba sobressaindo à intricada trama em potencial, que falha em entregar tudo com muito didatismo em alguns momentos e em outros, perde a oportunidade em esmiuçar detalhes que poderiam render algum caldo.
'A Suspeita' é mais um trabalho que flerta com o cinema de gênero e reafirma a diversidade de temas que o cinema brasileiro pode abraçar, aproximando a nossa realidade de um cinema cada vez mais inventivo.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: