Adsense Cabeçalho

'After - Depois do Desencontro': no terceiro filme da franquia, segredos obscuros tomam o lugar do romance | 2021

NOTA 6.5

Por Rogério Machado 

A franquia 'After' já nasceu problemática; mas dizem por aí que não há nada ruim que não possa piorar. O filme baseado no best-seller da americana Anna Todd chega ao seu terceiro episódio prometendo se aprofundar no drama e revelar segredos que podem interferir na relação do casal protagonista que já era conflituosa desde sua fundação. 'After - Depois do Desencontro', que acaba de chegar aos cinemas, é a primeira parte do encerramento da versão cinematográfica dessa história que de romântica não tem muita coisa. 

Muito embora saibamos que a história de amor entre Tessa Young (Josephine Langford) e Hardin Scott (Hero Fiennes-Tiffin) tenha passado por muitos altos e baixos - principalmente por conta do comportamento de Hardin -, dessa vez os dilemas se aprofundam um pouco mais. Tessa tomou uma decisão difícil em relação ao seu relacionamento, mas que seria engrandecedor para sua carreira na filial da editora de Vance, que fica em Seatle. Não bastasse isso, novos segredos que vêm à tona sobre suas famílias colocam em risco mais uma vez esse relacionamento que sempre foi conturbado.

A franquia nasceu claramente inspirada em '50 Tons', que só faz romantizar relações abusivas usando o pretexto do fetiche. O grande problema de 'After' é que só sobra o abusivo, já que cenas picantes são ausentes e quando acontecem são executadas com extremo pudor - o que chega a ser sensato, já que essa é uma versão teen da saga escrita por E.L. James. Nesse terceiro filme em específico, não existe mudança de tom na relação deles, muito pelo contrário, os conflitos se sobrepõem, e onde espera-se maturidade, o que se vê é justamente o aposto. 

'After 3' pode ser considerada, a grosso modo, uma obra de traços feministas: o protagonista é claramente inseguro, fraco emocionalmente e dependente. Isso pode ser evidenciado por um trauma, já que existem surpresas ainda por serem reveladas, principalmente envolvendo o passado familiar de Hardin - o que não justifica o comportamento infantil do rapaz. O contraste é gritante já que Tessa é uma garota independente, tem uma vida profissional de sucesso e se supera a cada decepção com Hardin. Muito embora a obra não seja sobre isso, é inevitável não notar a superioridade feminina. 

'After - Depois do Desencontro' foi concebido com diversos problemas, entre eles já na pré produção, com a troca de diversos atores por motivos diversos. Há uma confusão de ordem prática, já que estávamos acostumados com as caras de cada um deles. Mas esse é de longe o menor dos dilemas, o equívoco vem lá de trás. Num mundo como o de hoje algumas posturas se tornam inadmissíveis.... mesmo na ficção. 


Vale Ver Mas Nem Tanto!



Nenhum comentário