'Los Lobos' : o sonho americano sob o olhar infantil | 2021
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
Não resta dúvida que a temática abordada em 'Los Lobos' , filme que teve sua première mundial no Festival de Berlim, onde conquistou o Grande Prêmio do Júri Internacional para Melhor Filme e que chega essa semana aos cinemas, é recorrente na dramaturgia, mas é certo também que poucas alcançam tamanha delicadeza. Foge do lugar comum ainda que aposte na simplicidade, enquanto coloca na mesa temas sociais de forma profunda, feridas abertas que entregam mazelas humanas que parecem irreversÃveis.
O filme, que tem a direção de Samuel Kishi Leopo, é inspirado em sua própria história, que imigrou para os EUA aos cinco anos de idade com sua mãe e um irmão de três com um visto de turista e declarando que iam para a Disneylândia. Esse toque autoral justifica a sensibilidade com que o tema é tratado, vai além do observacional, é um tanto denso e ao mesmo tempo humano. Enquanto desfia realidade nua e crua, a direção traça um contraponto interessante e que acaba sendo o pulo do gato da narrativa: mostrar toda problemática através do olhar inocente de uma criança.
Max e Leo (cujas performances são a cereja do bolo da pelÃcula) precisam estar distraÃdos enquanto Lúcia está no trabalho, e a recomendação é que não saiam de casa em hipótese alguma. Nesses momentos mágicos em casa, as brincadeiras fomentam uma imaginação que é literalmente feita de animação na parede, onde as crianças assumem personagens que contam suas próprias trajetórias, que inclui o desaparecimento do pai em uma tradução lúdica, dramática e por sua vez comovente.
'Los Lobos' é enfático ao expor como a comunidade estrangeira é relegada aos subempregos e a invisibilidade em um paÃs que cresce justamente pela força desse povo. O sonho das crianças é um adereço afetuoso, que se torna a grande sacada em um mar de obras que discutem o mesmo assunto.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: