'Coração Errante' : drama produzido pela HBO nos diz sobre a efemeridade das relações | 2021
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
A busca desenfreada por amar e ser amado, a necessidade de ser aceito e descobrir seu lugar no mundo são muitas das reflexões que se pode fazer sobre 'Coração Errante', drama que é coprodução entre Argentina, Chile e Brasil e que é lançamento exclusivo da HBO Argentina. O filme do cineasta argentino Leonardo Brzezicki, que acabou de chegar à HBO Max, vai a fundo na vida de um homem que não conhece limites para se perder tentando se encontrar.
O filme conta a história de Santiago (Leonardo Sbaraglia), um pai solteiro emocionalmente abalado que fica totalmente à deriva em sua vida pessoal após uma separação, mas que encontra refúgio especialmente na relação íntima e afetiva que mantém com sua filha adolescente Laila (Miranda de la Serna). O que parece ser um verão caótico na Argentina e no Brasil durante a passagem de ano novo, acaba sendo uma virada em suas vidas e nesse vínculo. Uma viagem cheia de contrastes, contradições e paixões, onde Santiago percorre seu caminho em busca da tão sonhada felicidade.
'Coração Errante' poderia ser rotulado como um drama gay, mas colocá-lo nessa caixinha é deverás arriscado e limitador, tamanha amplitude de assuntos, questionamentos e emoções evocadas pela direção certeira de Brzezicki, que não economiza em uma representação explícita dos demônios internos de Santiago, cuja intensidade impacta (através das imagens incialmente) o expectador já nos primeiros frames, seja lançando mão de muito amor livre com orgias e muito nu frontal ou ainda pelo desprendimento de um ator do quilate Sbaraglia, cujo auge vem através de uma cena que tem tudo para se tornar antológica quando Santiago, bêbado, dança despido ao som de Careless Whisper, de George Michael, depois de sofrer mais uma humilhação por amor.
Ainda que Brzezicki também reserve tempo para revelar um mundo preconceituoso e homofóbico em curtas passagens, não é sobre isso que o roteiro, também de sua alcunha, pretende discursar. São muitas as vertentes propostas no drama, mas é nítida a vontade de falar sobre a urgência do amor, sobre a frieza que se abate entre as relações e que muitas vezes parar e respirar é essencial para se encontrar no mundo, para então enfrentar com serenidade perdas dolorosas, fases ruins e ausência.
No fim, 'Coração Errante' é sobre ser amor em um mundo que se esfria a cada geração.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: