'Todos Estão Falando Sobre Jamie' é um musical moderno e libertador | 2021
NOTA 8.0
Por Karina Massud @cinemassud
Em tempos onde a intolerância e ódio infundados são potencializados por líderes radicais e pela ingênua proteção dada pelas telas do computador e do celular, falar sobre diversidade e aceitação social nunca é demais. Dentro desse contexto o musical “Todos Estão Falando Sobre Jamie”, lançado pela Amazon Prime, é mais do que bem-vindo e necessário. O longa é inspirado na história real de Jamie Campbell, protagonista do documentário de 2011 “Jamie: Drag Queen at Sixteen” e adaptado do musical da Broadway; ambos, filme e peça, são dirigidos por Jonathan Butterell.
Jamie é um garoto britânico cujo sonho é se tornar uma drag queen famosa. Quando ele faz 16 anos ganha seu primeiro sapato de salto da mãe, um scarpin altíssimo de glitter vermelho, uma clara e linda referência aos sapatos de rubi de Dorothy, personagem icônica de Judy Garland em “O Mágico de Oz”. O mimo é o empurrão para ele colocar em prática o seu sonho, sempre com o total apoio da mãe que o ama incondicionalmente. Já o pai é um homofóbico que o rejeita pois queria um filho machão e jogador de futebol; esse dilema de amar ou ignorar o pai é bem explorado e gera boa parte do sofrimento do protagonista.
Diferente da grande maioria dos filmes LGBTQIA+ , esse não trata de aceitação, pois Jamie se aceita desde sempre e é feliz do jeito que é, só o que ele precisa é coragem e apoio para vencer suas próprias inseguranças e conquistar seu sonho na cidadezinha provinciana onde vive.
O musical é tem uma produção simples mas esfuziante e colorida; é tudo leve na trama, o que não condiz com a realidade nua e crua mas se encaixa bem na proposta de musical “coming of age” inspirador. A narrativa se desenrola com delicadeza pois não dramatiza em excesso o bullying nem a homofobia, tudo é resolvido rapidamente, artifício que funcionou bastante. Os números musicais são muito bons, dos tradicionais aos com música techno e visual futurista, todos são muito dinâmicos com um elenco afiadíssimo nas performances.
O talento do estreante Max Harwood é fundamental pra qualidade do longa; ele é afinado, bonito e carismático, é provável que tenha uma carreira estrelada. O sensacional Richard E. Grant faz um participação especial que dá o tempero final: ele é Loco Chanelle, uma famosa drag queen das antigas que vira mentora de Jamie. Fique atento às cenas da dupla, elas são impagáveis.
O que torna o filme ainda mais especial é o foco na difícil fase de transição do ensino médio pra faculdade e para a vida adulta, é um turbilhão enorme de mudanças e escolhas a serem feitas, seja pra héteros ou gays. “Todos Estão Falando Sobre Jamie” é um musical sobre amor próprio e sobre ter orgulho de quem se é.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: