Com elenco estelar e roteiro vacilante, 'Vingança & Castigo' peca no equilíbrio, mas entrega bom entretenimento | 2021
NOTA 7.0
Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica
Embora apresentem muitas controvérsias na indústria cinematográfica, é inegável que os serviços de streaming dão espaço a trabalhos que pouco teriam chance no cinema tradicional. Por não necessitarem de janela exclusiva de exibição e seu resultado não estar atrelado ao retorno de bilheteria, produções de risco encontram um cenário mais favorável. É o caso de 'Vingança & Castigo', já que o gênero do faroeste hoje possui pouquíssimo apelo com o grande público.
Em 'Vingança & Castigo', Nat Love (Jonathan Majors) descobre que o homem responsável por um grande trauma de seu passado, Rufus Buck (Idris Elba) será solto da prisão. Em busca de vingança ele reúne um grupo de foras da lei para ir atrás de seu algoz e reajustar contas com seu passado.
Dirigido por Jeymes Samuel, o filme reúne grandes nomes, como os já citados protagonistas, e elenco de apoio excepcional, com destaque para Delroy Lindo, LaKeith Stanfield, Zazie Beetz e Regina King, todos com trabalhos recentes de enorme relevância e reconhecimento de público e crítica. O diretor acerta ao dar suficiente espaço de tela para que cada um tenha pelo menos um bom momento, e mesmo trabalhando com arquétipos, possuem um excelente desenvolvimento de personagem.
Com claros tributos aos faroestes clássicos, 'Vingança & Castigo' também propõe rupturas, a começar por sua trilha sonora que navega entre os efeitos e sons tradicionais do gênero e musica contemporânea, além dos figurinos e cenários com cores vivas e vibrantes. A violência estilizada está presente ao melhor estilo Tarantino, porém, essa é a única referência bem sucedida ao cineasta, uma vez que o humor que os acompanha raramente funciona.
O enredo tem algumas fragilidades, especialmente no segundo ato onde a trama se torna episódica e se resume a conseguir o objetivo “A” para se alcançar “B”, com direito a conveniências de roteiro difíceis de engolir e com sequências que, com exceção das estupendas cenas de ação, pouco contribuem para o engajamento. E se por um lado a estética das locações internas apresenta um ótimo trabalho, o mesmo são se pode dizer das externas onde tudo é tão falso quanto um parque temático poderia ser, onde nem mesmo a areia das ruas parecem reais.
Com todas as ressalvas feitas, é justo afirmar que 'Vingança & Castigo' é uma boa adição de catálogo e satisfatória opção de entretenimento, mas é esquecível e dificilmente alguém vai lembrar disso daqui a uma ou duas semanas.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: