Adsense Cabeçalho

'Deserto Particular' : candidato do Brasil no Oscar tem história de amor inusitada e repleta de poesia | 2021

NOTA 9.5

Por Rogério Machado

O candidato do Brasil no Oscar de Filme Estrangeiro é também o ganhador da 25ª edição do Cine Pe  que rolou no último fim de semana, além de outros prêmios de Melhor Ator para Pedro Fasanaro e Antônio Saboia, Atriz Coadjuvante para Zezita de Mattos, e trilha Sonora.  'Deserto Particular', que acabou de chegar ao circuito comercial, é uma jornada de autoconhecimento, mas muito além disso, é a história de um amor impossível, desses que vemos muito nas telas de cinema, mas aqui abordado com uma verdade muito própria, e ainda rodeado de outros temas relevantes dentro do universo LGBTQIA+.


Na história conheceremos Daniel (Saboia), um policial exemplar, mas que acaba cometendo um erro que ganha repercussão midiática, o que coloca sua carreira em risco. Sem enxergar um horizonte em Curitiba, ele então parte para o interior da Bahia em uma jornada à procura de Sara, a mulher com quem ele se relaciona virtualmente e por quem está apaixonado. Este encontro fará com que Daniel mude os conceitos acerca de si e se abra para um universo com o qual nunca imaginou estar inserido. 

Sob a direção de Ali Muritiba ('Ferrugem' - 2018), cineasta esse que tem grande habilidade na condução de jovens atores, e que não raras vezes dá preferência a temas pesados e espinhosos, aqui eleva a poesia e aposta no romance. Ainda que não de forma convencional, o realizador leva todo mérito ao trabalhar com delicadeza o roteiro feito a quatro mãos com Henrique dos Santos, usando todo tempo que conseguiu ao apostar na construção da imagem de seu protagonista, tão voltado à um mundo machista e truculento, para em seguida fazê-lo se confrontar com uma nova realidade e um sentimento com o qual nunca pensou ter que lidar.  Sendo assim, a primeira parte tem ritmo mais arrastado sim, mas no meu conceito essencial para que o público tente ao menos se colocar no lugar de Daniel. O resultado é a empatia imediata para com o personagem. Aliás, Muritiba nos presenteia com muitos personagens que, mesmo com curtas aparições ao longo da história, deixam suas marcas e contribuem fortemente para a trama central. 

Muritiba é feliz ao abordar de forma cirúrgica (e com a cara do Brasil) um novo formato de relacionamento - aqueles à distância e virtuais - que se tornaram  cada vez mais comuns com o avanço das redes sociais, e que por sua vez têm mudado a forma como as pessoas se conectam e se encaram.  É louvável também a pluralidade de temas duros e ao mesmo tempo pulverizados com leveza, assim como a polêmica cura gay ou ainda sobre os desafios para viver a sexualidade no interior. É bem verdade que Muritiba se esquiva de  aprofundar e desenvolver esses mesmos temas, mas acredito que tenha sido para dar vazão ao lúdico, à poesia e ao romance - ir na contramão das narrativas que um dia ele próprio investiu. 

'Deserto Particular' encontra sua própria forma de  explorar (evitei spoilers até aqui mas não deixar a referência a seguir foi inevitável) o que um dia vimos em 'Traídos pelo Desejo' (1992), sucesso de Neil Jordan, porém com aspectos sociais vistos todos os dias no Brasil, ou seja, com a nossa identidade. 



Super Vale Ver! 







Nenhum comentário