Adsense Cabeçalho

'Tick, Tick... Boom!': musical tem performance apaixonada de Andrew Garfield | 2021

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 

'Tick, Tick…Boom!' é apenas o primeiro longa metragem de Lin-Manuel Miranda, e apesar disso, não causa espanto como sua estreia por trás das câmeras funciona tão bem já que o também ator e roteirista tem intimidade de longa data com musicais. Aqui, o jovem realizador americano de origem latina tem a missão de adaptar para o cinema a obra homônima de Jonathan Larson, um talentoso produtor de musicais que teve uma carreira meteórica, mas que foi responsável por um dos maiores sucessos da Broadway, a marcante 'Rent', que colocou a sociedade americana de frente a frente com a homossexualidade, as drogas e a AIDS. 

No longa produzido pela Netflix, Andrew Garfield é quem vive o sonhador Jon,  um jovem compositor que trabalha como garçom numa pequena lanchonete no Soho, em Nova York, enquanto anseia em escrever um grande musical americano que o levará ao estrelato. Quando Michael (Robin de Jesús) seu colega de quarto, que também sonha em atuar em musicais,  aceita um emprego corporativo e está prestes a se mudar, próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho talvez seja algo inatingível e que não vale a pena continuar lutando para alcançá-lo. 

'Tick, Tick...Boom' é a expressão das memórias do rapaz, que no palco narra as dificuldades até a fama que não chegou a conhecer em vida - já que Larson morreu pouco antes da estreia de seu maior sucesso, 'Rent', que ficou 12 anos em cartaz - os dilemas com Susan (Alexandra Shipp), sua namorada, e a preocupação com os amigos que contraíam e morriam de AIDS todos os dias, (já que a trama se passa nos anos 90), década onde a doença fez milhares de vítimas.

Manuel-Miranda dá seu toque pessoal à obra de Larson: os perrengues nas tentativas em conseguir uma audição, o processo criativo doloroso (que o cineasta na certa conhece muito bem), a incompreensão de quem convive com um artista, tudo é captado com refinamento e sensibilidade pelas lentes de Manuel-Miranda que consegue sequências tão doces quanto descoladas. Para isso, o perfil de Andrew Garfield se estabelece como uma das grandes sacadas da produção, embora exista a surpresa (deliciosa por sinal) de uma faceta do ator a qual desconhecíamos: o talento para o canto e para a dança, além da atuação apaixonada e vibrante. Garfield é o próprio Jonathan Larson. 

'Tick, Tick... Boom!' é sobre amizade, paixão pela criação e também é sobre perseguir sonhos. E aliás, o que seriam dos musicais não fosse o poder que eles têm de fazer sonhar.  


Super Vale Ver! 



Nenhum comentário