'Cyrano' : Peter Dinklage sofre por amor em segredo na adaptação americana do clássico francês | 2021
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
'Cyrano de Bergerac', de Edmond Rostand (1868-1918), é definitivamente uma das peças mais populares do teatro francês, já teve muitas versões cinematográficas e inclusive foi encenada na Broadway na década de 70 como musical. Recentemente a história do homem que não se achava à altura da mulher que amava em segredo, ganhou uma nova adaptação francesa, 'Cyrano Mon Amour', que também teve grande repercussão tanto com a crítica, quanto com o público.
A refilmagem sob a regência de Joe Wright (de 'Orgulho e Preconceito' - 2005 e 'Desejo e Reparação' - 2007) é bem diferente da outras muitas versões anteriores, além de resgatar a porção musical da obra feita para a Broadway.
Dessa vez é Peter Dinklage (muito conhecido por seu papel como Tyrion Lannister em 'Game of Thrones') quem dá vida a Cyrano, um homem que sempre encanta quem o rodeia, seja com suas belas cartas e jogos de palavras ou como um brilhante espadachim. No entanto, convencido que a sua aparência faz dele indigno de ser amado por uma querida amiga, Roxanne (Haley Bennett), ele opta por não revelar seus sentimentos. Mas tudo acaba se complicando para Cyrano quando Roxanne se apaixona, à primeira vista, por Christian (Kelvin Harrison Jr.) e compartilha sobre esse repentino amor com ele.
Na clássica história, o 'defeito' que fazia com que Cyrano se envergonhasse de declarar seu amor era por sua aparência rude, com um nariz exageradamente grande. Nessa nova versão é o nanismo que faz com que Cyrano nem ouse a investir no sentimento e canaliza suas forças para ajudar Christian a conquistar Roxanne. Junto à esses ajustes práticos no roteiro , está também a sútil virada no tom: se na grande maioria das adaptações o cômico é que dá as cartas, aqui segue-se a cartilha do drama, acompanhado das canções e intervenções coreográficas em pontos chave ao longo da narrativa.
Destaco a competente performance de Dinklage, - que inclusive já tinha integrado o elenco do musical na Broadway em 2019 - dando direito a indicações no Globo de Ouro e Critics Choice dentro do calendário de premiações para 2022. Sua parceira de cena, Haley Bennett, também surpreende não só pelos atributos vocais mas pela doçura com que encara sua Roxanne. A nova versão de 'Cyrano' tem o hype e a embocadura dos grandes musicais hollywoodianos mas ao mesmo tempo tem traços elegantes e minimalistas que remetem ao cinema europeu.
'Cyrano' é a típica trama atemporal e universal sobre o medo de não ser aceito. Uma história sobre orgulho, autossuficência (ou a ausência dela), e antes de tudo nos diz sobre como amores possíveis serão sempre aqueles que são verbalizados.
Super Vale Ver!
Deixe seu Comentário: