Adsense Cabeçalho

'O Homem Ideal' : Longa articula com maestria diferentes gêneros e entrega trama equilibrada | 2021

NOTA 9.0

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

A articulação de múltiplos gêneros no cinema é algo reservado apenas às grandes obras. Uma vez que o desenvolvimento de apenas um já é uma tarefa que exige talento, encontrar espaços para que outros dialoguem entre si de forma orgânica é, de fato, uma tarefa para poucos. Apesar de se aparentar um drama desde sua premissa, 'O Homem Ideal' flerta a todo tempo com a ficção cientifica, o romance e até a comédia, e com um roteiro tão afiado quanto minimalista, sutilmente acerta em tudo que se propõe.

Escrito e dirigido por Maria Schrader, trata-se de uma adaptação do conto homônimo de Emma Braslavsky onde acompanhamos Alma (Maren Eggert), uma arqueóloga que para manter vivo seu projeto de pesquisa aceita muito a contragosto participar de um experimento onde é necessário passar três semanas com um robô humanoide (Dan Stevens), projetado para faze-la feliz.

O enredo envolvendo inteligência artificial associado às relações humanas não é exatamente original. Nem mesmo a abordagem mais existencialista aqui colocada é novidade, afinal temos exemplos famosos e recentes como ‘Her’ e ‘Ex Machina’ porém, ainda que com algumas similaridades, ‘O Homem Ideal’ encontra sua voz ao colocar como fio condutor da narrativa, quase que exclusivamente, os diálogos. Existe um contexto e espaço para a explicação de todo o aparato tecnológico, mas isso não ocupa tempo significativo de tela e sua importância é praticamente nula, dando espaço e relevância as interações, o que explica em parte a decisão criativa de estabelecer o elemento futurista apenas ligado ao robô, deixando todo o resto ambientado em um mundo que nada difere do nosso.

As atuações dos protagonistas e os momentos em que contracenam são surpreendentemente envolventes, e essa surpresa vem do fato de que nós como público facilmente somos levados ao longo da trama a nos sentir próximos de uma relação que a princípio é extremamente conflituosa, além do fato de Dan Stevens se equilibrar na linha tênue entre o natural e o artificial, já que seu papel pode até parecer caricato e cheio de maneirismos num primeiro momento, mas se encaixa perfeitamente na proposta, promovendo momentos que vão do reflexivo ao jocoso.

Escolhido para representar a Alemanha no Oscar, 'O Homem Ideal' possui todas as camadas já mencionadas, porém, mesmo a mais superficial delas contém um valor de entretenimento bastante acessível e envolvente, ampliando seu público potencial. Existem trechos de profunda subjetividade e diálogos de uma densidade sem tamanho, mas sempre com pausas e alternando ritmo, temas, arcos, sem nunca parecer desequilibrado e a todo tempo consciente de para onde está levando seu espectador. Um dos grandes filmes de 2021 capaz de gerar reflexões, risos, lágrimas ou apenas um tempo de diversão despretensiosa.


Super Vale Ver!




Nenhum comentário