Adsense Cabeçalho

'Turma da Mônica: Lições' eleva a obra de Maurício de Souza com inclusão e diversidade | 2021

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

A transposição de uma obra escrita para as telas de cinema é sempre um desafio que não raras vezes cai em descrédito, não somente pela crítica como pelo público que anda cada vez mais exigente. No Brasil, os quadrinhos tem ganhado espaço nas telas, seja em que vertente for. Adaptar o clássico dos clássicos dos gibis parecia mesmo muito complicado, mas com o toque de midas do próprio criador, Maurício de Souza, o que parecia impossível se transformou em uma espécie de renovação com ares de nostalgia. Só por isso, e por não perder a essência já mostrada no primeiro longa, é que o novo 'Tuma da Mônica: Lições', que faz parte do projeto Graphic MSP, uma iniciativa que reimagina alguns dos personagens mais famosos do universo de Mauricio nos quadrinhos, se revela mais um acerto na bem sucedida carreira do cineasta Daniel Rezende. 


Na história, Mônica (Giulia Benite), Cebolinha(Kevin Verchiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) entrarão em uma nova jornada ao cometerem um erro na escola, cuja amiga Mônica será  diretamente atingida, o que fará com que o quarteto enfrente muitas consequências: além de encararem todas as mudanças que acompanham a transição da infância para a adolescência, eles terão que se separar por conta da pressão do pais. Todo esse imbróglio,  fará com que eles entendam o real valor de uma grande amizade. 

É mais um vez trabalhando as boas mensagens dos gibis que o longa de Rezende se firma, e ainda contextualizando temas atuais como inclusão e diversidade. O papel de Isabelle Drumnond por exemplo, Tina, (personagem hippie criada em 1964) aqui defende as causas ambientais e é mestre em bons hábitos e reciclagem - é nesse contexto que as lições sobre reinvenção e transformação ganham força. 

Como nos quadrinhos, o paralelo com a clássica história de Shakespeare, 'Romeu & Julieta', cujos filhos se amavam e as famílias eram inimigas, é lindamente adaptada quando as crianças precisam se separar porque seus pais acreditam que eles se tornaram más influências uns pros outros. A associação ao clássico rende sequências bem cuidadas e com uma boa dose de emoção, muito apoiado por um elenco entrosado e talentoso, tanto os veteranos como o já conhecido elenco infantil que vem cumprido bem a tarefa de manter a essência e ao mesmo tempo trazer cores novas aos clássicos personagens de Maurício de Souza, que mais uma vez faz uma aparição divertida e marcante. 

Ainda há espaço para tratar problemas, como um dos grandes males dos dias de hoje - a ansiedade - através da personagem de Magali, que acredita que a comida pode servir de válvula de escape para aquilo que pensa não poder alcançar. Entre questões pertinentes à qualquer ser humano ou mesmo em divertidas sequências que consagraram o primeiro filme, 'Turma da Mônica: Lições'  deixa claro que crescer e amadurecer é importante, mas sem nunca perder a essência da criança, que sempre busca caminhos bem menos complicados que os adultos. 

Na cena pós crédito, a certeza que a versão live action da Turma da Mônica ainda pode render muitas e muitas produções com muitos personagens para introduzir e inúmeras histórias pra contar. 


Vale Ver! 





Nenhum comentário