Adsense Cabeçalho

'Eduardo e Mônica': baseado na música de Renato Russo, filme é uma história de amor sem rótulos e atemporal | 2022

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 

Sempre foi perfeitamente possível afirmar que as canções de Renato Russo são  roteiros prontos para qualquer visionário que trabalhe com dramaturgia. A famosa máxima que toda história que se preze deve ter início, meio e fim, flui com naturalidade em praticamente todas as canções de um dos maiores poetas inconformados que esse país já produziu. 

É bem provável que o cineasta René Sampaio seja um grande fã da Legião Urbana, já que é dele outra famosa adaptação de uma canção da banda: 'Faroeste Caboclo' (2013), estrelado por Fabrício Boliveira e Isis Valverde. É claro que o conteúdo político ostentado na icônica história de João de Santo Cristo não se repete em 'Eduardo e Mônica' por motivos óbvios, mas ainda sim é possível encontrar traços de um país que tinha acabado de sair da ditadura misturados aos ecos da Diretas Já. A trama não se aprofunda nessa vertente e talvez resida aí um dos maiores acertos do longa que acabou de chegas aos cinemas depois de alguns adiamentos por conta da pandemia. 

A trama se passa em um dia atípico, onde  uma série de coincidências levam Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga) em uma festa - aquela estranha com gente esquisita, sabe? Uma curiosidade é despertada entre os dois e, mesmo não sendo nada parecidos - tanto por conta da idade como pelos gostos ou mesmo pelo temperamento e vivência -  enquanto Mônica estampa um semblante triste e um ar melancólico, Eduardo sorri com os olhos e exala ingenuidade. E é assim, driblando o abismo de diferenças entre os dois, que eles acabam se apaixonando perdidamente. 

Em Brasília, na década de 1980, esse amor  precisará amadurecer para assim aprender administrar as diferenças, que aqui encontram nos famosos monumentos arquitetônicos da capital do Brasil,  o cenário ideal para contar essa história que já foi cantarolada por diversas gerações. A ambientação e a trilha sonora também são grandes trunfos da produção, e ouso dizer que a sequência do karaokê em que Eduardo canta 'Total Eclipse of The Heart', da Bonnie Tyler, é uma das cenas que entrará para o imaginário popular quando pensarmos em cinema nacional, de tão magnética e contagiante. Mérito da condução sim, mas sem deixar de mencionar a química perfeita entre Leone e Braga. 

É válido deixar registrado que Renato Russo escreveu 'Eduardo e Mônica' inspirado por vários casais que conheceu em sua adolescência em Brasília. Mas nenhum deles era formado, de fato, por um Eduardo e uma Mônica. O casal que mais inspirou a letra foi Leonice Coimbra e Carlos Marcelo. Leonice foi amiga do líder da Legião e, na época, tinha começado a namorar um garoto mais novo, com quem se casou. Apesar disso, Leonice declarou publicamente que não se identifica com a Mônica retratada na canção. 

'Eduardo e Mônica', essa história atemporal do amor e as suas armadilhas impostas pelo destino, é feliz ao adaptar a música e não ser necessariamente uma cópia da letra de Renato Russo. O cinema nacional tem finalmente sua primeira grande estreia do ano, e olha que só está começando. E promete... ah, se promete!


Super Vale Ver!



Nenhum comentário