Adsense Cabeçalho

'The House': de tom sombrio e cheio de simbolismos, nova animação da Netflix é um espetáculo em stop-motion | 2022

NOTA 9.0  

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

'The House' é uma antologia com três diferentes histórias cuja única figura em comum é, como o título indica, uma casa. Feito através da técnica de animação stop-motion, as tramas abordam temas de profunda complexidade como ambição, apego, desejo e solidão, tudo em uma estética tão sombria quanto bela, com traços muito semelhantes de cineastas bem conhecidos e prestigiados da atualidade como as simetrias de Wes Anderson, o surrealismo de David Lynch e pitadas de fantasia a lá Tim Burton.

Por se tratar de uma antologia, a experiência poderia facilmente parecer episódica e de ritmo inconstante, porém apesar das diferentes abordagens, a sensação ao percorrer o caminho é de progressão, já que além de conter uma ordem cronológica muito bem definida, iniciando por um passado tenebroso, seguido de uma contemporaneidade solitária e finalizando com um futuro distópico, os enredos abrem discussão para aspectos da psique humana, que mesmo distintos dialogam entre si, desta forma, tematicamente o longa mostra uma sutil unidade em seu contexto.

O trabalho de dublagem é digno de nota ao captar com perfeição as emoções de seus personagens, fator de enorme relevância devido ao conceito minimalista empregado em todo trabalho sonoro. O movimento de um inseto, a queda de um objeto, um instrumento de sopro, tudo é inserido de modo a maximizar o engajamento do espectador e fazê-lo mais do que ouvir, mas sentir cada elemento. O grande número de simbolismos e os fortes traços surrealistas utilizados como condutores narrativos podem restringir o alcance da obra e soar estranho para um público mais casual, entretanto a coragem nas decisões criativas é o que o torna um filme único.

Com pretensões ambiciosas, narrativa intrigante e originalidade ímpar, 'The House' é uma grata surpresa em um catálogo que dia após dia aposta na quantidade, no entanto, para nossa sorte até um relógio parado acerta duas vezes ao dia.


Super Vale Ver!



Nenhum comentário