Adsense Cabeçalho

'Laços de Afeto': comédia LGBT da Netflix é redundante no discurso mas se salva pelas reviravoltas | 2022

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

O discurso contra o preconceito, principalmente na arte e no cinema, tem ganhado cada vez mais repercussão. E dentre infinitos temas que permeiam a sigla LGBTQIA+ uma fala se faz comum: o respeito entre as diferenças e a quebra de rótulos de quem se abre para a novidade de um mundo que vai além da bolha em que vivemos. Nessa nova comédia italiana produzida pela Netflix, mais uma vez o tema é apresentado - ainda que em pano de fundo -, e não fosse o tom folhetinesco da produção, é bem possível que 'Laços de Afeto' (título nacional) não reverberasse tão bem a mensagem e nem conseguisse fugir dos clichês. 

É sim estranha essa afirmação, já que os folhetins são tachados de kitsch ou desprovidos de inovação. Apostando nesse recurso, Marco Simon Puccioni, na direção, acaba conseguindo um efeito inverso, já que descontrói a ideia que fazemos da história, ludibriados por um título nacional genérico, mas que vai muito além dos dramas chorosos ou das comédias rasas. Sim, 'Laços de Afeto' tem humor mas não é exatamente uma comédia, embora use a cômico para trilhar seu carismático caminho. 

Na história conheceremos o jovem Leone (Francesco Gheghi) que tem dois pais, Paolo (Filippo Timmi) e Simone (Francesco Scianna). A família é um exemplo de união, e os preconceitos de fora não afetam o garoto, que apesar de imaturo para sua vida amorosa, se mostra preparado para investidas que menosprezem os moldes de seu formato familiar. Tanto que está preparando com um amigo de escola um trabalho que consiste numa espécie de documentário sobre sua feliz família. É quando uma reviravolta acontece e tudo que parecia estar no seu devido lugar desmorona de uma só vez, desestruturando um lar que poderia servir de exemplo para qualquer modelo de família. 

'Il Filo Invisibile', título original da produção, já diz muito sobre como relações se formam e ao mesmo tempo como se dissolvem. Essa representação é construída com grande sensibilidade e carisma, graças a um elenco altamente preparado para se lançar com caras e bocas a cada nova surpresa proposta por um roteiro naturalmente cômico e que também desafia a audiência para muitas reflexões. Bom quando produções conseguem esse feito, onde através do entretenimento e do humor, promovem questionamentos pertinentes ao mundo atual e alcançam lugares onde discursos eloquentes não chegam.  

'Laços de Afeto' tem todos os ingredientes de uma boa narrativa: lágrimas, risos e grandes momentos revestidos com simplicidade e refinado humor. Se isso não for suficiente para uma boa sessão, então não sei mais o que poderia ser.


Vale Ver!





Nenhum comentário