Adsense Cabeçalho

'Summer of Soul' : o resgate da memória de um dos maiores eventos musicais de todos os tempos | 2022

NOTA 10

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

No mesmo verão do famoso festival de Woodstock, outro evento de grande importância e desigual visibilidade acontecia no Harlem, tradicional bairro de Manhattan, na cidade de Nova Iorque, conhecido por ser um grande centro cultural afro-americano. Entre as atrações, gingantes como Steve Wonder, Nina Simone, BB King e muitos outros grandes artistas fizeram história e marcaram profundamente uma geração de modo que, mais de 50 anos após os acontecimentos, sem nunca suas imagens virem a público, mantiveram sua lembrança viva e hoje ganha o merecido e tardio reconhecimento e relevância.

Dirigido pelo cineasta, produtor musical, DJ, compositor e jornalista, Ahmir "Questlove" Thompson, 'Summer of Soul' compila, em pouco menos de 120 minutos, mais de 40 horas de gravação não apenas do “Harlem Cultural Festival”, mas de imagens de arquivo contextualizando os acontecimentos culturais e políticos daquelas intensas seis semanas no fim dos anos 1960.

Com uma montagem inventiva, variando entre o dinâmico e o contemplativo, é possível sentir cada performance através de uma câmera que ao mesmo tempo valoriza os músicos e capta as vibrações, sentimentos e expressões do público, indo do entusiasmo a comoção. Também acompanhamos entrevistas e relatos de quem lá esteve e personalidades de nossa época, como Chris Rock e Lin-Manuel Miranda.

Mais do que sobre um festival, 'Summer of Soul' é uma celebração à música e à identidade negra, mostrando que o silêncio dessas vozes gritou mais alto do que a tirania de quem os censurou, provando que mesmo quando a revolução não pode ser televisionada, ela foi mantida dentro de todo indivíduo por ela presenciada, onde a história e a memória nunca se apagam.


Super Vale Ver!





Nenhum comentário