Adsense Cabeçalho

“O Mistério de Marilyn Monroe : Gravações Inéditas” busca uma nova perspectiva sobre a morte da atriz | 2022

NOTA 7.0

Por Karina Massud @cinemassud 

A atriz Marilyn Monroe é e sempre será o maior ícone de Hollywood, um símbolo sexual inigualável que teve seu talento dramático reconhecido tardiamente. Sua carreira foi meteórica assim como sua vida pessoal foi turbulenta e marcada por muito mistério até o dia de sua morte, em 4 de agosto de 1962 aos 36 anos. As especulações em torno de sua morte precoce pairam até hoje: teria sido suicídio depois do rompimento com os irmãos Kennedy? Ou teria sido uma queima de arquivo porque ela sabia demais sobre os bastidores da Guerra Fria? Os registros médicos da época atestam que ela morreu de overdose de soníferos misturados com álcool, mas quem garante que não foi a CIA que armou tudo?

No documentário “O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas” conhecemos novos fatos sobre as investigações da morte da estrela através de 650 fitas cassetes gravadas pelo jornalista investigativo Anthony Summers, quando fez uma pesquisa pro livro de 1985 “A Deusa: As Vidas Secretas de Marilyn Monroe”. Summers entrevistou ao longo de 3 anos amigos íntimos, colegas da indústria cinematográfica, a família do psiquiatra de Marilyn e até o motorista da ambulância que atendeu o chamado no dia fatídico – peças de um quebra-cabeça que tenta recriar com mais exatidão o que realmente aconteceu naquela madrugada em Los Angeles.

Muito já se falou sobre a estrela máxima da década de 50 em incontáveis filmes e livros, mas nenhum com relatos de pessoas tão próximas da atriz. O longa da Netflix foca em tentar trazer mais clareza para os tantos pontos obscuros sobre os últimos dias de Marilyn; a narrativa não se aprofunda em detalhes como os casamentos, as mudanças corporais, o trauma pesado por ter sido órfã e a eterna carência. 

O longa é muito bem dirigido por Emma Cooper, que reproduziu as gravações mostrando-as dubladas por atores, recurso que à primeira vista pode parecer estranho mas que funcionou bem, pois tais depoimentos foram intercalados por imagens de arquivo bem editadas. Tais sequências trazem momentos significativos na carreira da atriz. Nunca nos cansamos do momento icônico quando Marilyn cantou para John Kennedy o “Parabéns pra Você Sr Presidente”, com voz lânguida e vestido cheio de cristais que, reza a lenda, foi costurado no corpo da atriz de tão justo que era. Ou então da famosa cena do vestido esvoaçante em “O Pecado Mora ao Lado”, quando milhares de fãs se aglomeraram pra presenciar a filmagem.

“O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas” é inconclusivo quanto ao grande mistério,  apenas deixando no ar novas perguntas e mais teorias da conspiração que um dia, quem sabe, talvez sejam respondidas em definitivo. A única certeza que se tem é que o fascínio por Marilyn Monroe só se renova a cada novo filme ou livro que tenta desvendar sua vida, carreira e seu fim trágico.


Vale Ver!




Nenhum comentário