Adsense Cabeçalho

'Seguindo Todos os Protocolos' registra com bom humor a busca por sexo casual na pandemia | 2022

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

De certo ainda veremos muitas abordagens acerca da pandemia de Covid-19 na dramaturgia. Entre cinema de ficção e documentário como por exemplo 'Explicando... o Coronavírus' (original Netflix que faz parte de uma série documental) ou ainda 'Diário de um Confinado', produção nacional com Bruno Mazzeo, que se vale do bom humor para narrar os malabarismos a serem cumpridos para escapar de um vírus letal que inicialmente ninguém detinha muita informação a respeito.  

O primeiro longa solo do diretor recifense Fabio Leal também acompanha com bom humor (e uma dose de ironia) esse momento de tensão em que ainda estamos inseridos, mas com um viés digamos inusitado e - como tudo  que envolve corpos nus e sexo - se estabelecendo como um tabu e ainda não abordado na ficção: a busca por prazer a dois no auge do contágio. 'Seguindo Todos os Protocolos' tem em seu ponto central a explosão de desejo do protagonista, mas ao mesmo tempo arrebanha no contexto todas as demandas e problemas acarretados pela pandemia. 


O longa que foi exibido no Olhar de Cinema de Curitiba e recebeu o Prêmio Helena Ignez no Festival de Tiradentes esse ano, resgata dois personagens do último curta metragem do diretor, ‘Reforma’, e acompanha Chico, interpretado também por Leal, que, sozinho em seu apartamento vê os dias passando, com marasmo e ansiedade em um momento de agravamento da pandemia. Em sua solidão, é cada vez mais tomado pelo desejo do contato humano, e, em especial, do sexo. Chico então decide elaborar um plano para transar seguindo todos os protocolos sanitários. 

Nessa crônica queer da vida pandêmica, a ironia e o desejo provocam catarses tanto dentro quanto fora da tela. É curioso notar como Leal usa com criatividade elementos e situações que fizeram (e ainda fazem) parte da realidade do confinamento, como os depoimentos nos stories do Instagram, as chamadas de vídeo, o avanço de quadros de depressão, os exercícios em casa, entre outras características presentes no auge da contaminação. Mas nada é tão original e cômico quanto os encontros casuais de Chico, que, entre a edição e a fotografia, marcam a produção com humor espontâneo e até uma certa dose de sarcasmo. 

É bem verdade que algumas quebras no ritmo podem incomodar, mas é certo que o que fica são os deliciosos absurdos que Leal propõe, que prova que até em meio à tragédia pode-se encontrar leveza e achar um motivo pra sorrir. 'Seguindo Todos os Protocolos' chega essa semana em circuito comercial. 


Vale Ver!



Nenhum comentário