Adsense Cabeçalho

“Dois Amigos e Uma Ameaça Alienígena” é besteirol que faz rir pelos absurdos | 2022

NOTA 7.0

Por Karina Massud @cinemassud 

É sempre bom respirar novos ares cinematográficos fora do circuito das caras produções hollywoodianas. Se procurarmos fora do que nos é mostrado pelo logaritmo, a Netflix tem no seu catálogo filmes europeus, asiáticos, indianos, entre tantos outros de baixo orçamento mas com altíssima qualidade. A produção norueguesa “Dois Amigos e Uma Ameaça Alienígena” é um belo exemplo de filme com trama bizarra que diverte quem procura algo diferente no serviço de streaming.

A história é simples: Sebastian é um executivo que há 2 anos tenta fechar o grande negócio de sua carreira, mas parece que não está sendo bem-sucedido na empreitada; e quando o seu amigo de infância Mikkel resolve promover uma despedida de solteiro numa cabana, surge então a  ideia de levar o cliente junto pra festar até cair e convencê-lo a comprar seu projeto. Enquanto Sebastian é um workaholic obcecado pela carreira que  não relaxa um minuto, Mikkel ainda tem um estilo de vida adolescente e joga Laser Tag. O grupo de amigos vai para o Vale Hessdalen pra grande festa, mas tudo vai por água abaixo quando eles tem que enfrentar uma invasão alienígena muito maluca. Achou sem graça? Pois não é! Os personagens são muito divertidos, e com pequenas tiradas e o talento do elenco rendem boas risadas. O roteiro aposta em absurdos e idiotices extremas, como os amigos apatetados se fingindo de mortos no meio dos outros corpos com ratos passando por cima; ou Sebastian se escondendo na floresta camuflado com a fantasia de urso.

O turismo alienígena existe há bastante tempo no Vale de Hessdalen na Noruega, mas os moradores de lá levam na brincadeira e não acreditaram nos relatos sobre ETs vistos por turistas. O “Fenômeno Hessdalen” é verídico - são luzes amarelas e brancas que aparecem no inverno e atraem a atenção dos ufólogos que acreditam tratar-se de discos voadores. Há uma lojinha, uma excursão com ônibus e acampamento para os turistas tentarem avistar os extraterrestres, eles se tornaram um folclore e poderiam ser comparados ao caso do “ET de Varginha” em Minas Gerais - tem gente que jura que viu a misteriosa criatura mas nunca se comprovou nada. O filme pode ser visto como uma chacota com esse tipo de situação que acontece ao redor do mundo desde sempre.

Temos referências visuais ao clássico “Caça Fantasmas”, como na gosma verde que se impregna em todos, e à série “The Walking Dead”, pois os invasores são uma mistura de zumbis cambaleantes e ETs de olhos brilhantes. Os mocinhos, pra surpresa de todos, conseguem exterminá-los com uma arma laser de brinquedo, o que é hilário. 

Martin Sofiedal (de “A Lenda da Adaga”), na direção,  nos entrega duas horas cheias de perseguições, caos e humor leve, salpicadas com um toque de cafonice ao som de hip-hop e efeitos visuais corretos. São duas horas pra não serem levadas tão a sério se o intuito é se divertir. “Dois Amigos e Uma Ameaça Alienígena” é uma produção nórdica da Netflix que vale a pena colocar na sua lista. 


Vale Ver!




Nenhum comentário