Adsense Cabeçalho

'Minions 2 : A Origem de Gru' é inquieto e irreverente, do jeito que a gente gosta | 2022

NOTA 7.5

Trocou o meu futuro por uma pedra de estimação?

Por Vinícius Martins @cinemarcante 

É difícil encontrar uma pessoa que não conheça os Minions. Se alguém disser que não sabe quem são, provavelmente será por não ligar o nome às figuras - basta mostrar uma imagem deles que o indivíduo certamente assumirá que já os viu em algum lugar. Os pequenos ajudantes amarelos do Gru, que de forma caricata e atrapalhada o auxiliam na execução de seus planos malignos, acabaram indo de coadjuvantes e alívios cômicos a protagonistas de sua própria jornada em busca de um mestre a seguir, conforme visto em seu primeiro filme solo que chegou aos cinemas em 2015. A sequência que chega aos cinemas agora, em meados de 2022, é o último dos blockbusters agendados para a temporada de 2020, tendo sofrido alguns adiamentos para encontrar uma boa janela de lançamento nas telonas e se esquivando da tendência de estreias direto em streaming durante esses dois anos. 


Os estúdios Universal e a produtora Illumination sabem muito bem do potencial comercial que os Minions possuem. Esses personagens são ótimos produtos dentro do acirrado mercado do cinema, onde todos competem por atenção. Com um apelo de fascínio gigantesco em todas as faixas de idade, os Minions se tornaram ícones pop e marcaram a atual geração, que os acompanha desde 2010 quando surgiram em 'Meu Malvado Favorito' como peões em um tabuleiro de xadrez, mas que hoje são os reis da coisa toda. Em 'A Origem de Gru' não é diferente: eles confirmam seu caráter humorístico recheado de fofuras e dominam a cena mais uma vez. Contudo, o filme parece ter alguma dificuldade em conciliar o gancho deixado no filme de 2015 (que permite o subtítulo deste atual) e as jornadas paralelas que os Minions trilham entre si. A impressão que se tem durante a exibição é que o que está sendo assistido é um compilado de esquetes que se conectam parcialmente entre si, com uma qualidade similar aos mini-filmes que foram produzidos para os extras dos blu-rays dos títulos anteriores da franquia. 

Ainda assim, o carisma inegável e os adornos cativantes dos Minions os mantêm em seu domínio no mercado infantil. Com graça e leveza, mesmo que em meio a alguns tropeços no caminho, o filme é melhor do que o antecessor e dá alguns pequenos passos rumo à expansão do universo a que pertencem. O filme pode muito bem ser colocado como uma prequela de 'Meu Malvado Favorito', mas sua organização estrutural carece um pouco mais de refinamento e um norte a seguir. Parecendo vários filmes num só, 'Minions 2: A Origem de Gru' consegue ser encantador e acelerado (no ritmo hiperativo de sempre) mesmo em meio aos próprios erros e sendo nitidamente apenas mais um caça-níquel da indústria. 


Vale Ver!



Nenhum comentário