Adsense Cabeçalho

'Amantes' : Stacy Martin e Pierre Niney protagonizam drama francês insosso | 2022

NOTA 5.0

Por Eduardo Machado @históriadecinema

“Amantes”, dirigido por Nicole Garcia, é um filme cujo enredo remete a um triângulo amoroso clássico. Simon (Pierre Niney) e Lisa (Stacy Martin) são 2 jovens apaixonados em uma Paris caótica. Lisa estuda hotelaria, Simon é um traficante. Suas vidas tão diferentes e tão entrelaçadas são viradas de cabeça para baixo por uma tragédia: um coquetel de drogas que leva um amigo em comum a uma overdose letal. Simon, com medo das consequências, foge sem olhar para trás, deixando Lisa sozinha e sem esperança de se encontrar. Depois de anos, em uma das coincidências incríveis proporcionadas pelo filme, eles se reencontram, diferentes, mudados, com novos desejos e novas perspectivas.

Você, mesmo que não tenha assistido ao filme, já deve saber: não demora muito para que Lisa se encante novamente por Simon e ponha em risco a vida pacata que levava com seu agora marido, Leo (Benoît Magimel). Inicia-se, então, o esperado jogo de traição, que tensiona até o momento que as suspeitas do marido traído, inevitavelmente, surgirão.

A despeito da tensão, é difícil se envolver com o drama dos personagens, sobretudo devido à interpretação fria da dupla de protagonistas, que não é capaz de esboçar sequer um sorriso durante toda a duração do longa. Na intenção, talvez, de carregar no suspense, a diretora Nicole Garcia, esqueceu-se da carga dramática envolvida. Não raro, presenciamos Simon e Lisa vivenciando situações de drama intenso, mas sempre com um vazio no olhar e nos gestos.  

“Amantes” é construído como uma prisão eterna para Simon e Lisa. Tudo pode mudar na vida deles. Eles podem trocar de cidade, país, pode o tempo passar, mas não conseguem progredir, uma vez que estão presos a um relacionamento tóxico. Eles se tornam escravos um do outro, cuja dependência, em certo momento, chega a confundi-los com amor, que, na verdade, nunca houve. 

“Amantes” tem sexo, traição e uma fotografia lindíssima. É possível sentir tudo isso. Mas não se sente amor. Falta coração ao filme de Nicole Garcia. Uma falha imperdoável.


Nem Vale Ver! 



Nenhum comentário