Adsense Cabeçalho

'Meu Filho é um Craque': longa franco-belga agrada ao tratar de amadurecimento com o futebol como pano de fundo | 2022

NOTA 8.0

Por Eduardo Machado @históriadecinema 

Filmes com temática esportiva são mais do que comuns no cinema, porém não dá para dizer que o futebol seja um desses esportes mais lembrados, o que se explica pelo fato de que o futebol da bola redonda não está entre os desportos mais populares nos Estados Unidos, país que é a principal referência quando se fala de cinema mundialmente. O longa metragem franco-belga “Meu Filho é um Craque” é um exemplar de filme que dificilmente poderia ser produzido nos Estados Unidos, simplesmente porque falta a eles a paixão pelo jogo que os franceses já provaram ter.

No longa dirigido por Julien Rappeneau, Theo (Maleaume Paquin) é um menino de 12 anos apaixonado por futebol, que desde cedo já mostra talento com a pelota e, por isso, é a estrela do time de sua cidade no interior da França. Assim, não é surpresa para ninguém quando um olheiro do Arsenal da Inglaterra, um dos maiores clubes de futebol do mundo, vai assistir a uma partida do menino. Na ocasião, o garoto se esforça, mas chamado no canto pelo olheiro do clube inglês, é informado de que sua baixa estatura impediria que fosse recrutado para ir à Londres. Com medo de decepcionar a todos, sobretudo a seu pai, Theo resolve contar uma “mentirinha” e dizer que foi escolhido para jogar no Arsenal. Theo teve a melhor das intenções, mas será que vale à pena mentir para não decepcionar quem a gente ama?

É neste cenário que Theo terá que balancear questões que são comuns em filmes de amadurecimento, tais como famílias disfuncionais, pais separados, alcoolismo, entre outras questões que são marcantes na transição da infância para a adolescência. Aprender a lidar com as nossas frustrações e com as expectativas de outras pessoas é um passo primordial para o nosso crescimento como seres humanos. 

Com atuação ótima de Maleaume Paquin, que consegue transmitir na tela a sua paixão pelo esporte, “Meu Filho é um Craque” se mostra um filme para toda a família, capaz de comover e inspirar espectadores de todas as idades. 


Vale Ver!



Nenhum comentário