Adsense Cabeçalho

'Nada de Novo no Front' : candidato alemão ao Oscar, novo longa Netflix narra os horrores da Grande Guerra | 2022

NOTA 10

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

Ano após ano filmes de guerra são figurinhas carimbadas no cinema, em especial nos festivais e premiações onde pelo menos um aparece para consideração, entretanto, curiosamente a Primeira Guerra Mundial conta com pouquíssimas produções. Talvez por carecer de um personagem marcante, afinal, ao pensar, por exemplo, na Segunda Guerra, nomes como Adolf Hitler e Winston Churchill estabelecem um vínculo mais imediato, facilitando a assimilação e maior envolvimento do grande público. Contudo, há exceções de grande sucesso, como ‘Glória Feita de Sangue’ do mestre Stanley Kubrick, o recente ‘1917’, de Sam Mendes e ‘Nada de Novo no Front’, um clássico de 1930, baseado no best-seller homônimo de Erich Maria Remarque, ganhador do Oscar de melhor filme e um dos longas mais influentes do gênero até hoje. A nova versão trata-se de um remake alemão e, não se deixando intimidar pela grandeza do original, entrega um dos maiores e mais ambiciosos projetos de 2022.

Na trama acompanhamos Paul Bäumer, um jovem soldado que se alista nas forças armadas germânicas pouco depois do início da Grande Guerra. Chegando a frente de combate com os seus amigos, o jovem logo descobrirá que a realidade sanguinária do conflito pouco tinha a ver com suas expectativas de honra e glória.

Como é comum nos filmes do gênero, a obra tem momentos de bravura, mas destaca-se por retirar deles o aspecto heroico. Para o autor do material base, e aqui bem representado pelo diretor Edward Berger, na guerra não há espaço para heróis. A primeira guerra foi marcada pelas trincheiras, onde se levavam meses para avançar pouquíssimos metros, fato esse inserido com profundo realismo em passagens onde prevalece a monotonia, a ânsia por comida e a ameaça da artilharia inimiga. Em contraposição aos horrores da batalha, algumas passagens da negociação por um cessar-fogo são bem detalhadas e adicionam camadas à narrativa, eventos esses que repercutiram tanto no front quanto no sentimento alemão nos anos que se seguiram à guerra, gerando um ressentimento que, em parte, daria origem ao nazismo anos depois.

Candidato a Melhor Filme Internacional no Oscar 2023 e contando com ampla campanha da gigante Netflix, ‘Nada de Novo no Front’, do ponto de vista histórico, de  ‘novo’ nada tem, seu mérito está muito mais na forma do que no conteúdo e, em se tratando de um dos episódios mais importantes do século XX, uma boa produção é sempre bem-vinda.


Super Vale Ver!



Nenhum comentário