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'After - Depois da Promessa' : quarto filme da franquia troca o romance pelo drama | 2022

NOTA 5.0

Por Rogério Machado 

Logo na  abertura de 'After - Depois da Promessa', o quarto longa da série de filmes baseados no romance de Anna Todd, já nos deparamos com uma cena que nos deixa sem entender porque algumas tramas fazem tanto sucesso: enquanto o protagonista problemático coloca fogo no apartamento de sua família, seu par romântico assiste a tudo calmamente enquanto pede com voz carinhosa para que ele apague o fogo e saia logo dali. Mas essa nem é a  sequência mais desconcertante do longa da jovem cineasta Castille Landon - ainda nos faremos mais perguntas parecidas durante a projeção como o que iniciei esse texto. 

No longa anterior, 'After - Depois do Desencontro' , Hardin descobre que Ken (Rob Estes) não é seu pai biológico — na verdade, ele é filho de Christian (Stephen Moyer). Ao saber da novidade, Tessa apoia o ex-namorado, mas o clima entre eles está cada vez mais tempestuoso. Hardin está cada vez mais distante e tenta mais uma vez boicotar seu relacionamento; é quanto ele  se isola de tudo e todos, mas se dá outras boas oportunidades, como a de investir tempo em si mesmo. Nessa sequência,  além de dar enfoque em como Hardin administra essas novidades estranhas,  ele também precisará lidar com uma nova tragédia vivida por Tessa. É aí que ele passa a entender o que Tessa representa para ele, mas depois de tantos desencontros pode ser que Tessa tenha realizado que esse amor não tem mesmo futuro.  

'Depois da Promessa' é uma jornada de amadurecimento através dos golpes dolorosos que a vida dá. Essa mensagem, nesse capítulo em específico, chega de forma mais sóbria até o público, mas o ponto fraco da trama é não dar tempo ao tempo para introduzir o romance em meio ao drama. A tentativa de resolver tudo no sexo, que inclusive é citado pelo  personagem de Hardin em certa altura, reflete meu pensamento desde o primeiro filme da franquia. O fato dos dilemas se dissolverem após uma transa é uma prova cabal que a produção tem olhos somente para um nicho em exclusivo: o público adolescente. É inevitável pois que todas as demais faixas de idade se sentirão afrontadas com a ausência de profundidade e a inabilidade em trabalhar melhor tudo que está ao redor dos protagonistas. 

Se anular e  se afundar no inferno astral alheio. Proporcionar redenção ao boy lixo da vez. Eu sinceramente não consigo ver nada além disso por entre a linhas de 'Depois da Promessa'. É claro que em meio a isso há as idas em vindas de  Hardin para vencer o vício no álcool e os dilemas familiares infindáveis que na verdade mais confundem do que envolvem, estão ali no miolo dessas trajetórias mas não são bem administrados pela maestra desse jogo de amor proposto desde o primeiro filme. Ainda faltam dois filmes para a conclusão dessa história  e resta saber se ainda há chance do que vem por aí se desvencilhar dessa ciranda de erros incontáveis e um relacionamento imaturo e cruel. 

Por fim, sempre me faço a pergunta se Mira Sorvino sempre foi uma atriz mediana ou ela só está sendo mal aproveitada desde o primeiro filme baseado nessa febre literária juvenil que tem alcançando seu público alvo com algum sucesso. 


Nem Vale Ver!





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