Dica do Papo: 'Inverno em Chamas : A Luta da Ucrânia pela Liberdade' I 2015
Por Karina Massud @cinemassud
Não é de hoje que o povo ucraniano sofre lutando por paz e uma vida digna e serena. Os ucranianos são resilientes, fortes e organizados quando tem que lutar por um país melhor. Depois dos tristes acontecimentos recentes, a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, é natural que tenham sido despertados o interesse e a curiosidade em conhecer melhor a Ucrânia, seu povo e suas lutas. Fui atrás de produções para me aprofundar mais no assunto e uma das melhores com que me deparei foi “Winter on Fire – Ukraine´s Fight for Freedom” ( “Inverno em Chamas – A Luta da Ucrânia por Liberdade”), documentário de 2015 com produção da Netflix.
No final de 2013 e início de 2014, um grupo grande de estudantes ocupou a Praça Maidan em Kiev, capital da Ucrânia, protestando contra a decisão do presidente Viktor Yanukovich de não seguir com as negociações sobre a entrada do país na União Européia, decisão que hoje, na situação atual, teria ajudado muito o país na guerra, talvez a Rússia nem o tivesse invadido. Viktor era um ditador saudoso do comunismo eleito sob o disfarce de presidente democrata. Os protestantes foram convocados através das redes sociais e ficariam acampados até que suas reivindicações fossem atendidas. Só que o protesto tomou proporções gigantescas e milhares de pessoas foram ao local depois que a Berkut, a polícia local, respondeu com violência extrema, e a situação virou uma guerra com bombas de gás lacrimogênio, combates, sangue, tiros e muitas mortes, parecia que uma guerra civil havia estourado no centro de Kiev.
“Winter on Fire: Ukraine´s Fight for Freedom” documenta esses 93 dias de tensão e dessa batalha campal, com o povo numa determinação e organização espartanas fazendo barricada, tendas e comida – sua voz tinha que ser ouvida e os ucranianos integrarem a União Européia e finalmente saírem do ranço do comunismo, regime que não deu nem nunca dará certo em lugar nenhum.
O que temos aqui é uma aula de história e uma breve previsão do que estava por vir, tudo contado sob a visão de diversos revolucionários: médicos, padres estudantes, cantores, etc. A manifestação alcançava todas as classes, que narram a história em depoimentos posteriores e no momento do episódio. A dramaticidade é garantida por uma mistura de filmagens feitas no local com celular e outras profissionais, que nos levam ao seio da manifestação e à violência da força policial massacrando os manifestantes, num balanço final sangrento que matou cerca de 130 pessoas e deixou outras tantas feridas. A visão do diretor Evgeny Afineevsky é parcial e não mostra nem um pouco do lado oposto, do Presidente e dos seus apoiadores, o que teria sido bastante interessante e explicativo para o público que não conhece a fundo a trajetória do país.
“Winter on Fire: Ukraine´s Fight for Freedom” é uma ode ao poder e à união de um do povo, ao seu orgulho e aos sacrifícios feitos pelo bem coletivo maior: a liberdade. Um documentário impactante que não acaba quando termina, pois suas imagens permanecem nos assombrando e nos fazendo refletir.
Deixe seu Comentário: