Adsense Cabeçalho

'Emily the Criminal': longa expõe o mau-caratismo que aflora com o desespero | 2023

NOTA 8.0

Por Karina Massud @cinemassud 

Pegue uma pessoa cheia de dívidas e sem perspectiva na vida, junte a uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil cometendo um delito leve e uma pitada de mau-caratismo: eis que temos o retrato de Emily, a criminosa.

A protagonista de  "Emily the Criminal" começa a trama como uma pobre coitada, uma mulher que tem que pagar o empréstimo estudantil a perder de vista, mas ela não tem diploma e o melhor emprego que consegue é o de entregadora de restaurante – sua vida está próxima do fundo do poço. É aí que surge a chance de ganhar um bom dinheiro fazendo algo ilegal mas aparentemente fácil de escapar impune: fazer parte de uma  gangue de fraudadores de cartão de crédito  que aplicam golpes tão simples que chegam a ser patéticos. Como ela se mostra destemida e inteligente para executar a primeira tarefa dada pelo chefe, ele continua a lhe delegar outras missões cada vez mais difíceis e perigosas; porém o pagamento é bom, e sair do submundo do crime vai se tornando impossível.

Através da jornada de Emily a trama debate as diferenças sociais gritantes e alfineta sem piedade a faca de dois gumes que são os empréstimos estudantis.  Para muita gente tais financiamentos são o único meio de fazer um curso universitário, mas também podem ser a desgraça para quem nem se forma, nem consegue um trabalho digno pra pagá-los; atualmente são cerca de 44 milhões de americanos devedores de um assustador montante de 1 trilhão de dólares.

O longa é a bela estreia do diretor John Patton Ford, que também assina o roteiro que tem como fio condutor a transformação dessa pessoa desafortunada, digna de pena e empatia, numa criminosa sem escrúpulos capaz de tudo por dinheiro. Uma personagem intrigante construída com excelência pela grande atuação de Aubrey Plaza (das séries “White Lotus” e “Parks and Recreation”). Ela transita com brilhantismo entre o desânimo total e o empurrãozinho cruel dado pela vida  que a torna ríspida, ácida e irônica. Emily tem lá seus valores, mas não hesita em jogá-los pro alto pra salvar sua pele na terra sem lei em que se meteu. Há que se ficar de olho nesses dois talentos promissores: John Patton Ford e Aubrey Plaza.

O ritmo do longa é alucinante e a tensão vai crescendo exponencialmente - do início depressivo ao desenrolar dos crimes cada vez mais intrincados - com invasões, fugas e boas reviravoltas. O título do filme é genial, pois já rotula a protagonista mesmo antes dela entrar pra criminalidade, e ao invés de ser um "spoiler" ele nos instiga a pensar no que Emily fará para fazer jus a ele.

“Emily the Criminal” é um filme que estreou sem alarde no Festival de Sundance de 2022, e que merecidamente se transformou num sucesso de público e de crítica.









Nenhum comentário