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'Moonage Daydream' : projeto é uma passagem só de ida ao mundo fantástico de Bowie | 2022

NOTA 10 

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

“Então me deparei com um monstro
Que estava dormindo perto de uma árvore
E eu olhei e fechei a cara
E o monstro era eu”

Apresentado no Festival de Cannes 2022 e dirigido por Brett Morgen, ‘Moonage Daydream’ trata da vida e carreira do astro David Bowie. Em uma decisão criativa arriscada, porém acertada, o diretor conduz o documentário de maneira nada ortodoxa, como uma explosão cósmica narrada pelo próprio Bowie, única voz presente durante todo o filme. Cada discurso dialoga com o que há de mais íntimo e pessoal deste ícone que mudou o panorama do rock nos anos 70 e influenciou gerações. Assim como todo gênio, sua existência e obra se confundem. Fenômeno que se intensificou com o passar dos anos, chegando ao ponto de, uma vez encerrada, ser impossível distinguir o homem do mito. Dito isso, a estrutura proposta torna essa viagem ao planeta Bowie, mesmo que altamente imersiva, pouco voltada aos que pretendem entende-lo, afinal, o exercício de compreensão nunca foi para ele um fim e sim, o meio para todas as coisas.


É amplamente conhecido e notório que Bowie construiu diversas personas ao longo das décadas, dentro e fora dos palcos. Porém, a frase a qual atribui a ele o título de “camaleão do rock” não poderia ser mais equivocada. Camaleões têm a habilidade de se camuflar e se adaptar ao ambiente, já Bowie fazia o exato oposto. Após seu primeiro sucesso em 1970 com o álbum “The Man Who Sold The World”, cada chegada ao topo era motivo de mudança, numa constante fuga da zona de conforto, no entanto, esse movimento nunca foi para se juntar a massa, mas para se destacar dela. O documentário dá a devida ênfase a esses anseios e reserva boa parte das 2h15 de duração para os motivos os quais o levaram a cada direção. O elemento que pode incomodar os menos adeptos ao cinema experimental (e por que não dizer, sensorial) é que raramente enxergamos Bowie enquanto o ouvimos, sendo mais comum assistirmos imagens desconectadas das falas, algumas resgatadas de arquivos, outras criadas digitalmente com traços bastante surrealistas e de atmosfera onírica, evocando um fluxo de consciência nem sempre tão claro ou objetivo, o que não se caracteriza propriamente como defeito, pois, como já mencionado, Bowie está preocupado em construir e compartilhar ideias, sensações, sentimentos, e ao olharmos para as composições visuais de Brett Morgen, talvez seja o aquilo que melhor traduz a visão interior dessa personalidade tão interessada pelo desconhecido cuja coragem nunca lhe faltou para se lançar ao vazio do novo.

‘Moonage Daydream’ precisou de cinco anos para ser concluído e foi o primeiro autorizado pelos herdeiros. Brett Morgen já havia retratado uma grande personalidade com ‘Kurt Cobain: Montage of Heck’ (2015), contudo, aqui o trajeto segue outra pegada, principalmente de ritmo e tom. O longa tem início com uma provocação deixada por Bowie ainda em 2002, onde ele questiona as contradições herdadas pela sociedade, usando como exemplo a provocação de Friedrich Nietzsche quando este proclamou a “morte de deus”. O que vem a seguir é uma série de indagações filosóficas que se enveredam por muitos caminhos, mas não é exagero dizer que a todo momento perpassam o pensamento do filósofo alemão, sua principal referência. Apesar da densidade de conteúdo, as palavras de Bowie não soam herméticas nem restritivas. A sabedoria da qual ele se sustenta é “apenas” base para observações e comentários muito próximos de nós, contemporâneos. O ritmo é fluido e se assemelha a um concerto, não só pela progressão narrativa, como também pela linearidade com que ela é contada. Vistas sob a ótica habilidosa de Brett é possível, ao fim dela, enxergarmos muita lógica na falta de sentido, dois aspectos que acompanharam toda trajetória de Bowie.

Em 10 de janeiro de 2016, há exatos 7 anos, David Bowie partiu. Dois dias antes, completou 69 anos e lançou ‘Blackstar’, seu o último trabalho e, literalmente, sua despedida.

“Algo aconteceu no dia que ele morreu
O espírito subiu um metro e então se afastou.
Alguém tomou seu lugar.”






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