Adsense Cabeçalho

'Desapega!' : Glória Pires e Maísa vivem mãe e filha em comédia com tema delicado mas funcional | 2023

NOTA 6.5

Por Rogério Machado 

Compulsão: Imposição interna irresistível que leva o indivíduo a realizar determinado ato ou a comportar-se de determinada maneira. Essa é a definição segundo o dicionário, que não chega a revelar que a toda (ou quase toda) compulsão representa algo nocivo para o ser humano. Esse é o mote de 'Desapega!', longa de Hsu Chien que acaba de chegar aos cinemas, que traz o tema para a mesa de forma leve e divertida à partir do relacionamento de mãe e filha. Relacionamento esse que sofre com o trauma de um passado recente.


Na trama Glória Pires vive Rita, uma mãe dedicada  e carinhosa que está há sete anos controlada de seu vício em compras. Afim de substituir o líder de um grupo de apoio para domar esse vício, ela resolve assumir a tarefa de 'catequisar' esses compradores compulsivos para ajudar outras pessoas a darem a volta por cima. Nesse mesmo grupo ela conhece Otávio (Marcos Pasquim) e acaba começando um relacionamento com ele. Focada no equilíbrio, ela demonstra a cada dia que nada pode desviá-la do seu objetivo de deixar sua compulsão pra trás, mas quando Duda (Maisa Silva), sua única filha e melhor amiga, revela que tem planos de estudar fora do país, Rita vai precisar aprender a se desapegar da ideia de que sua filhota não estará grudada nela pra sempre.

O cineasta Hsu Chien, que depois de trabalhar com grandes nomes como Roberto Santucci e Miguel Falabella, tem assumido de uns anos pra cá vôos solos com grande êxito como visto em 'Quem Vai Fica com Mário?' e 'Me Tira da Mira' (2021), aqui revela um talento que alguns poucos realizadores conseguem: produzir um trabalho que além de promover um importante debate, também gera entretenimento para toda família. Amparado pela grandeza de Glória Pires, - que tem o poder de elevar a mais simplória oportunidade- , e de um casting de coadjuvantes de peso como Malu Valle, Hsu consegue um perfeito equilíbrio entre o filão do nosso cinema (a comédia pela comédia) e projetos que realmente tem algo a dizer. 

Com assuntos como a superação do luto, a síndrome do ninho vazio e usar das compulsões como válvula de escape para driblar (ou ao menos tentar) um passado de dor, 'Desapega!' acerta em cheio em não pesar a mão e assim  atingir um público amplo e diversificado. E isso tudo sem incorrer no erro do uso de estereótipos, o que não é raro em filmes do gênero. Mesmo o personagem mais despretensioso e caricato apresenta humanidade suficiente para deixar o publico ciente de que é possível rir enquanto se discute temas sérios e urgentes. Algumas sequências parecem fora do tom (como o dueto de Maísa com o jovem ator Matheus Costa, o par romântico de Maísa), mas nada pode brecar  a empatia do público por um projeto que exala afeto. 








Nenhum comentário