'Red Rocket' : Simon Rex vive personagem decadente inserido no almejado Sonho Americano | 2022
NOTA 7.5
Por Rogério Machado
O americano Sean Baker estreou na direção há exatos dez anos, mas foi em 2016 que o cineasta despontou por trás das câmeras com o inovador 'Tangerine'. Queridinho na temporada de premiações do cinema independente o longa foi filmado inteiramente com uma câmera de celular (na verdade, três aparelhos iPhones 5s) e despertou a atenção do público e da crÃtica. Dois anos depois, mais uma vez Baker demonstrou o poder do seu toque de midas para trazer histórias comuns até nós, mas com um requinte e uma organicidade raras vezes vista.
Seu mais novo filme, teve boa repercussão nos E.U.A e até apareceu em algumas premiações, mas por aqui foi prejudicado pela distribuição vacilante, que virou algo corriqueiro na nossa indústria. 'Red Rocket' tem traços caracterÃsticos do cinema de Baker, tal como o modo natural com que manuseia sua câmera, quase como se estivéssemos acompanhado a vida real com personagens reais.
Na história conheceremos o indolente Mikey Saber (Simon Rex), um homem de quase 40 anos, ex-ator pornô, que depois de inúmeros fracassos volta para a sua cidade natal, Texas City, precisamente para casa da ex-esposa, Lexi Davies (Bree Elrod) e da sogra Lil (Brenda Deiss) em busca de abrigo. Sem dinheiro e perspectiva de vida, ele busca por oportunidades, mas com pouca experiência no ramo que não o pornô, a única fonte de renda que resta é traficar maconha para os trabalhadores de uma usina. Nesse interim, ele conhece Strawberry (Suzanna Son) uma jovem de 17 anos que, de alguma forma, desperta em Mikey o sonho de retornar ao antigo ofÃcio com um novo nome promissor que ele estaria prestes a lançar.
Os personagens de Baker são tão realistas que Simon Rex parece encarnar uma caricatura em um mundo ao qual ele não pertence. Mikey Saber é megalomanÃaco, tem desvios sérios de caráter, mas tem carisma. Sua existência é pura decadência mas ele não se dá conta disso. Sua tábua de salvação é se apegar ao passado e fazer de conta que ele nunca deixou de existir. Daqueles casos de gente que mente pra si mesmo para ter como viver o dia de amanhã.
Sob a assinatura da A24, 'Red Rocket' é irreverente e solar, mas não economiza na acidez para desmascarar o tão perseguido American Dream. O longa de Baker nada mais faz do que endossar que o tal Sonho está falido não é de hoje. 'Red Rocket' não é um filme pra todo público - pode soar até ofensivo para alguns - mas é só se deixar levar pelos encantos de Mikey Saber que a experiência com toda certeza logrará êxito. O filme está disponÃvel no streaming do Telecine.
Deixe seu Comentário: