Adsense Cabeçalho

'O Colibri' : drama literário é adaptação cinematográfica confusa sobre tragédias familiares | 2023

NOTA 5.0 

Por Marcello Azolino @pilulasdecinema

Filme de Abertura do Festival de Cinema de Roma 2022, 'O Colibri' costura tragédias de uma família italiana que atravessa gerações impactada por desilusões amorosas e traumas do passado. A roteirista e diretora Francesca Archibugi opta por uma narrativa atípica ao construir uma colcha de retalhos de fragmentos da vida da família do médico oftalmologista Marco Carrera (Pierfrancesco Favino) com saltos temporais que mais desorientam do que ajudam a compreensão da obra.

Certo dia, Carrera recebe, em seu consultório, a visita do psiquiatra de sua esposa, interpretado pelo ótimo ator veterano Nanni Moretti, que quebra a confidencialidade médico-paciente e revela segredos chocantes de sua mulher que o impactam diretamente. Cria-se uma relação de parceria entre ambos que terá repercussões por décadas.

Em meio ao caos narrativo, percebemos que a vida do protagonista é marcada pelo suicídio de um ente querido, durante as férias na praia com sua família, e por ter casado com a pessoa errada ao invés da mulher de sua vida, a francesa Luísa (Bérenice Bejo).

Mesmo diante dos dramas da vida, Marco Carrera segue como um indivíduo resiliente e sereno, tal qual um colibri, e possui o equilíbrio de passar pelas maiores provações da vida de forma madura e destemida seja quando jovem nos anos 70 ou no futuro.

Adaptação do livro de mesmo título do autor Sandro Veronesi, 'O Colibri' pode ser uma experiência difícil para o expectador acompanhar dado seu formato de idas e vindas, mas o elenco acima da média garante cenas sensíveis que provocam reflexões sobre os contornos do destino e o peso do tempo nas nossas escolhas.





Nenhum comentário