'Do Jeito que Elas Querem - O Próximo Capítulo' : sequência com veteranas sobre aproveitar a melhor idade é boa surpresa | 2023
NOTA 6.5
Por Rogério Machado
A surpreendente bilheteria de 'Do Jeito Que Elas Querem', que chegava aos cinemas em 2018, foi um fatores que nos trouxeram com toda certeza a essa sequência estrelada por Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen. Se no primeiro longa elas brincam com as mudanças geradas em cada uma delas após formarem um clube de leitura para destrinchar o romance 'Cinquenta Tons de Cinza', em 'Do Jeito Que Elas Querem - O Próximo Capítulo', as veteranas vão provar que a liberdade de escolha vem mesmo com a chamada Melhor Idade, além de revelar que é por conta dessa liberdade que a amizade dessas quatro mulheres continua cada vez mais sólida.
Da sala de um Clube do Livro as nossas heroínas são transportadas diretamente para a Itália para uma divertida viagem de garotas que nunca tiveram. Entre mudanças de itinerários e muitos acidentes de percurso elas vão aprender a confiar umas nas outras e mostrar que pra nada nessa vida existe limite de idade, seja pra fazer uma simples viagem ou mesmo pra viver um grande amor, sem que isso necessariamente envolva um casamento formal.
Essa divertida sequência abre fazendo referência à pandemia através das inúmeras reuniões virtuais que vão desde bate papos informais até comemorar aniversários e outras datas importantes. Só essa primeira parte já vale o ingresso, mas a produção ainda nos reserva outros bons momentos de humor afiado que culminam numa viagem à Itália para uma espécie de despedida de solteiro. A partir daí a produção bebe das fontes do road movie e da comédia de situação, com imprevistos hilários que defendidos por essas quatro lendas se tornam grandes momentos dentro do gênero.
Ainda que o viés dessas duas obras trilhem os caminhos da comédia, tanto no primeiro filme quanto nesse novo episódio existe espaço para o debate: seu antecessor mais focado na sexualidade, e a sequência, que prega a liberdade e a independência da mulher acima dos sessenta anos, reforça ainda mais o necessário apagamento do etarismo. A mensagem sobre tomar as rédeas da vida sem deixar espaço para o destino ocupar esse lugar é a reflexão que essa história deixa no meio de muita confusão, gargalhadas e a energética presença desses quatro ícones do cinema mundial.
Deixe seu Comentário: