'Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho' : Mark Wahlberg vive pai que sai em jornada contra o bullying | 2023
NOTA 6.0
Por Rogério Machado
Joe Bell é um cara bronco, de hábitos simples e que ainda está tentando se alinhar com a recente revelação de seu filho adolescente: o jovem é diferente (palavras dele) de todos os garotos da escola. 'Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho' que recentemente chegou ao catálogo da Prime Vídeo, é baseado na história real do pai de um filho gay que comprou as brigas dele e decidiu conscientizar a todos contra os efeitos nocivos do bullying.
Do diretor Reinaldo Marcus Green em parceria com os roteiristas premiados no Oscar por 'Brokeback Mountain' vamos conhecer o Joe Bell do título, Mark Wahlberg, que dá vida a um sofrido pai que decide homenagear seu jovem filho, Jadin (Reid Miller), deixando Oregon para embarcar em uma caminhada de autoconhecimento pelos Estados Unidos, ao longo da qual abre seu coração para o povo que encontra pelo longo caminho a respeito do real e assustador perigo do bullying.
Olhando por cima, pode parecer que o drama é sobre esse filho gay, ou sobre como a família lida com todos os ataques, diretos ou indiretos, a despeito dessa realidade que se torna mais complicada em alguns lares do que em outros. Mas o desenrolar dessa trama vai muito além disso. Essa jornada diz sobretudo sobre as desconstruções que esse pai precisa fazer, não só com relação a sua visão de mundo como a de todos que estão à sua volta. A direção de Marcus Green até capta bons momentos nessa jornada e consegue transmitir essa mensagem, mas é bem verdade que também não se desvencilha dos clichês comuns à muitas produções baseadas em fatos.
É quando, depois de um primeiro ato com uma montagem criativa e que nos toca profundamente, o longa descamba para um dramalhão sem fim e cai no lugar comum. Apesar disso, a narrativa ainda reserva alguns grandes momentos e joga verdades no ventilador, como por exemplo quando em uma conversa Joe aponta as religiões cristãs (sobretudo a Igreja Católica) como as grandes culpadas por tanto preconceito e perdas de vidas : 'como é possível um lugar que dá cobertura a tantos padres pedófilos e condenam pessoas gays ao fogo do inferno?'
A história de 'Joe Bell: Você Nunca Andará Sozinho' aconteceu já há dez anos, e a contar das notícias que ainda vemos nos jornais todos os dias, é como se o tempo não tivesse passado. Nada mudou, infelizmente. Que a arte nos ajude no caminho para tempos melhores.
Deixe seu Comentário: