Adsense Cabeçalho

'Os Cinco Diabos' : longa carrega forte drama social em trama cheia de mistério | 2023

NOTA 8.0

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

Escrito e dirigido por Léa Mysius, ‘Os Cinco Diabos’ é apenas o segundo longa-metragem na carreira da cineasta que teve sua estreia em Cannes com o filme ‘Ava’ (2017). Sua trajetória também é marcada por parcerias com grandes nomes do cinema francês, como Jacques Audiard e Claire Denis. É com essa bagagem que Léa realiza seu mais ambicioso trabalho.

Na trama acompanhamos Vicky (Sally Dramé), uma menina de 9 anos que possui uma incrível capacidade na manipulação de elementos químicos, habilidade que adquiriu e aperfeiçoou graças ao seu olfato extremamente apurado. Apesar dos experimentos pouco usuais, o dia a dia da família composta pela mãe Joanne (Adèle Exarchopoulos) e pelo pai Jimmy (Moustapha Mbengue), parece estável e comum, entretanto, com a chegada de Julia (Swala Emati), irmã de Jimmy e desafeto de Joanne, lembranças e traumas do passado retornam, afetando não só a dinâmica do casal, mas toda a pequena comunidade local. Sem entender a tensão que Julia trás com sua presença, incluída na relação entre elas que até então nunca haviam se visto, Vicky tenta lidar com a situação, não se dando conta de que os meios adotados estão muito além de sua compreensão.

Antes de mais nada, é crucial termos como ponto de partida e com bastante clareza, o entendimento quanto ao protagonismo da trama. Essa importância se dá por uma distinção entre a temática e o ponto de vista no qual ele está sendo abordado, ou seja, muito embora os eventos centrais da narrativa estejam ligados às personagens Joanne e Julia, é através de Vicky que as peças desse complexo tabuleiro vão se conectar, sendo ela os nossos olhos perante o desenrolar dos acontecimentos. Posto isso em perspectiva, esse olhar será subjetivo, ingênuo e fragmentado, afinal, além de proveniente de um elemento fantástico, é fruto de uma curiosidade infantil, logo, não há como se esperar uma busca minuciosa e metódica. Vicky é esperta e com uma inteligência muito acima da média, porém, ainda assim, uma criança.

Recém-lançado na plataforma Mubi, ‘Os Cinco Diabos’ trafega entre diferentes gêneros com muita naturalidade. O fantástico está inserido de maneira prosaica, sem brilho ou maiores explicações. O drama social tem relevância significativa e destaque ao retratar tanto o racismo velado, aquele presente no cotidiano, na reação e nos olhares, e o mais visceral, não raramente praticado por crianças com a conivência e proteção dos pais. Já o mistério clama por ser desvendado, e há espaço e pistas deixadas para esse processo de investigação, todavia a total compreensão não é mandatória, tornando assim o filme menos restritivo. Devido ao caráter sensorial com que a narrativa é estruturada, a racionalização dos fatos pode ser um dificultador para o público afeito a respostas prontas e finais fechados, mas um pouco de abstração e boa vontade pode ser interessante para a experiência se tornar altamente satisfatória. 









Nenhum comentário