Adsense Cabeçalho

'Capitão Astúcia' : Filipe Gontijo aposta na fantasia ao resgatar relação entre avô e neto | 2022

NOTA 7.0

Por Rogério Machado 

O que seria do Cinema não fosse o poder de fomentar nossa imaginação. Melhor ainda aquele que além disso nos faz rever questões profundas em relacionamentos ou  mesmo políticas, conjugando com metalinguagem ou roupagens inventivas e lúdicas, como é o caso de 'Capitão Astúcia', filme que levou o prêmio do Júri Popular no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dessa vez, o longa do brasiliense Filipe Gontijo está na Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Vassouras, que acontece até o dia 24 de junho. A produção ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial. 

Nessa divertida trama iremos conhecer Santiago (Paulo Verlings), um ex-astro mirim, o Kid Pianino, frustrado com a carreira de pianista. Para escapar de um revival na tevê, o rapaz se refugia com o Sr Luiz, seu avô (o ótimo ator paraibano Fernando Teixeira), um letreirista de gibis nos anos 80, mas o encontra em um lar de idosos e  decidido a se tornar um super-herói. A parceria improvável vai se transformando em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará uma espécie de ajudante desse super-herói para que o avô enfrente esse período da vida com a mesma valentia que encarna o herói Capitão Astúcia.

Depois de encarar um empresário (ou um político, quem sabe, já que a trama se passa em Brasília, Ops!) que não queria pagar por um serviço, ele encontra uma razão ainda maior para encarar um grande arquirrival: Akira Laser (Yudi Tamashiro), que de acordo com o Capitão causará um grande mal se não for parado . É com a ajuda de Dulce (Nívea Maria), que nosso trio de protagonistas se unirá para derrubar o plano desse inimigo perigoso. 

'Capítão Astúcia' tem o sabor do cinema de gênero, do fantástico, brinca com os filmes de super heróis, mas se apoia no drama e no lúdico  para narrar essa reaproximação entre avô e neto. Através de divertidas sequências, com perseguições e efeitos especiais, assuntos como etarismo e a reconstrução de laços vão permeando as entrelinhas, culminando num final criativo, remetendo ao universo dos quadrinhos e dos seriados de tevê. 

É sem dúvidas inevitável terminar esse texto sem destacar a presença da veterana e multifacetada Nívea Maria, que empresta seus anos de experiência na arte e traz certa elegância a esse que poderia ser só mais um filme que bebe de referências e mais referências, cujo diferencial é exalar afeto pelos quatro cantos da tela. 







Nenhum comentário