Adsense Cabeçalho

'Puan': comédia ácida discute filosofia política com duelo acadêmico entre professores universitários | 2023

NOTA 8.0

Por Marcello Azolino @pilulasdecinema


Ao iniciar com uma cena banal de um idoso praticando cooper em um parque de Buenos Aires e este repentinamente sofrendo um ataque cardíaco, somos apresentados às consequências acadêmicas que a morte deste mesmo senhor, um renomado professor da cadeira de Filosofia Política da Universidade Pública de Buenos Aires, acaba gerando entre os docentes. A sucessão lógica de sua posição seria ocupada pelo Professor Marcelo Pena (Marcelo Subiotto), o adjunto, que tem a expectativa de assumir a cadeira da matéria, porém o retorno de um outro acadêmico chamado Rafael Sujarchuk (Leonardo Sbaraglia) pode ameaçar seus planos de gozar deste prestígio de ser o sucessor.

Totalmente focado no personagem de Marcelo, o filme 'Puan', que se refere a uma cidade na província de Buenos Aires aonde se localiza a Universidade em questão, é uma crônica deliciosa sobre os entreveros deste professor que equilibra uma série de atividades no seu currículo como dar aulas particulares de Filosofia para uma idosa ricaça até seus devaneios afiados sobre a obra de Rousseau com seus alunos. Enquanto Marcelo está fora do peso, é calvo e leva uma vida tradicional com sua esposa e seu filho adolescente, Rafael está na crista da onda ao voltar do estrangeiro, esbelto, com várias publicações no currículo e namorando a atriz badalada Vera Motta (Lali Espósito).

A queda de braço entre os dois professores é sutil e parece vir mais do lado de Marcelo do que de Rafael, porém os diálogos inspirados e as situações cotidianas do roteiro apresentam o que há de melhor do cinema argentino, que definitivamente sabe focar em crônicas maravilhosas do dia a dia de seus cidadãos.

Em uma cena hilária, Marcelo é convidado pela sua aluna idosa a fazer um show de Filosofia Política focado no filósofo alemão Heidegger durante sua festa de aniversário para uma série de velhinhas e velhinhos convidados, uma vez que o mágico que ela havia contratado como animador foi preso. São situações saborosas como esta que arrancam risadas com um humor rasteiro à La Woody Allen que enriquecem a narrativa e colocam esta comédia como acima da média.

'Puan' acumula nas suas costas um relativo sucesso, pois foi reconhecido pelo Festival de San Sebastian com o prêmio de Melhor ator, para o sensacional Marcelo Subiotto, além de Melhor Roteiro pelo Judy Prize. 'Puan' também está indicado para Melhor Filme Iberoamericano nos Prêmios Goya do ano que vem. Moral da história, mais um filme argentino imperdível para a lista dos cinéfilos de carteirinha.





Nenhum comentário