Adsense Cabeçalho

'Rustin' : Colman Domingo é destaque em cinebiografia produzida pelos Obama em parceria com a Netflix | 2023

NOTA 8.0

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 


Inúmeros são os filmes que exploram eventos históricos, e diante da ampla gama de narrativas disponíveis, algumas obras transcendem a reconstituição dos fatos. Elas se propõem a desvendar os bastidores, aprofundando não apenas o entendimento do "o que aconteceu", mas também revelando o "como aconteceu". Assim é “Rustin”, produzido pela família Obama e mais recente adição do catálogo da Netflix. O longa se concentra na figura de Bayard Rustin, ex conselheiro de Martin Luther King, fervoroso defensor da resistência civil não-violenta e principal organizador da famosa Marcha sobre Washington. 

Cinebiografias costumam ter bastante apelo popular, e “Rustin” se propõe ir além da mera celebração ao apresentar ao mundo um personagem cuja trajetória foi muitas vezes relegada a um papel secundário. Nascido em 1912, Bayard desempenhou um papel crucial em todas as principais manifestações pelos direitos civis, dedicando-se incansavelmente ao ativismo ao longo de toda a vida. O filme se desenrola em 1963, quando Bayard Rustin se vê confrontado por pressões políticas tanto internas quanto externas no movimento negro. Nesse momento crítico, Rustin emerge como líder, encabeçando a organização daquela que se tornaria a maior manifestação pacífica da história. A narrativa mergulha nas complexidades e desafios que ele enfrenta, proporcionando uma visão mais profunda de sua contribuição para a luta pelos direitos civis. Ao destacar esse momento histórico específico, o filme não só ressalta a magnitude do evento, mas também lança luz sobre a resiliência e a coragem de um homem por muito tempo esquecido. 

O projeto adota uma estrutura narrativa tradicional e, em alguns momentos, apresenta uma condução um tanto burocrática. No entanto, é nos momentos em que o texto parece patinar que Colman Domingo se destaca, elevando o valor da produção. Ao observar alguns vídeos de arquivo e compará-los, torna-se nítido o comprometimento e a habilidade de observação e performance do ator. Esses atributos, aliados a uma caracterização fiel, fazem deste o melhor trabalho da carreira de Domingo. 

A dinâmica dos grupos engajados na luta pelos direitos civis, especialmente quando liderados por pessoas negras ocupando posições de poder, revela uma fascinante e por vezes conflitante pluralidade de ideias, mesmo se tratando de um grupo composto por “iguais”. Ainda que unidos por uma causa comum, surgem divergências que evidenciam as nuances dentro do movimento. Notavelmente, algumas contradições emergem, como a reprodução de preconceitos, que, apesar do histórico brutal de opressão que vitimou milhares de afro-americanos, esse mesmo grupo reproduz outros tipos de violência, como a homofobia, resultando em exclusões sumárias e perseguições injustificadas. Bayard Rustin era homossexual assumido e teve sua orientação sexual manipulada por opositores, frequentemente utilizando argumentos preconceituosos como arma para atacar seus ideais e diminuí-lo enquanto indivíduo. Esses aspectos, embora complexos, ilustram a importância contínua da reflexão interna para fortalecer os movimentos sociais em direção a uma verdadeira inclusão e igualdade. 





Nenhum comentário