Adsense Cabeçalho

'Uma Carta para Papai Noel' : longa encanta com história lúdica de um Papai Noel aventureiro | 2023

NOTA 7.0

Por Karina Massud @cinemassud


O Papai Noel está  chateado e em crise: tirando a época de Natal, nos demais meses do ano ninguém parece se importar com ele,  ninguém manda cartinhas ou pergunta se ele está bem, se gosta de lasanha, se solta pum ou qualquer outra coisa - Papai Noel também é gente, com anseios e carências. E por isso esse pode ser o último Natal que ele vai trabalhar, ele está decidido a se aposentar e sumir do mapa, assim como o verdadeiro espírito natalino, pois hoje as crianças só se importam com os presentes  e nada mais. Só que uma luz se acende e ele muda de ideia depois de receber uma carta do órfão de oito anos Jonas. Tocado pelo interesse genuíno do menino, o Papai Noel se disfarça de Leon, o faz-tudo, e parte numa aventura para descobrir onde estão os presentes nunca recebidos pelas crianças da casa de acolhimento.

O roteiro coescrito pelo diretor Gustav Spolidoro e por Gibran Dipp  mergulha nessa história simples mas comovente com uma linguagem voltada para o público infantil e que coloca em pauta  a amizade e a empatia, valores eternos e importantes pra qualquer pessoa. Amiga, a cachorrinha do Jonas, é o esteio emocional pra ele e para os órfãos carentes de apoio e de afeto, pois no dia a dia eles são constantemente maltratados pela administradora do orfanato. Eles pensam que nunca receberam presentes do Papai Noel porque não se comportaram direito, e que ninguém vai os adotar porque são crianças más,  em cenas de partir o coração. Com a visita do Bom Velhinho disfarçado eles começam a quebrar essas crenças errôneas que sempre pautaram suas vidas.

O ótimo elenco garante o brilho do roteiro. Totia Meireles vive uma Mamãe Noel contemporânea irresistível, foi-se o tempo em que ela tinha o cabelo grisalho e passava o tempo tricotando na cadeira de balanço, ela agora é uma mulher informatizada, que com a tecnologia ajuda o parceiro a realizar seu trabalho com mais agilidade, unindo a tradição com a vida moderna. O ator mirim Caetano Rostro Gomes interpreta o Jonas com o talento de um veterano, sua melancolia diante do suposto esquecimento do Papai Noel e a alegria com que decide dar a volta por cima são tocantes. Polly Marinho é a fofa ajudante do casal Noel, ela tem ótimos momentos cômicos com suas trapalhadas e entoando canções para ilustrar as cenas. E por fim temos o grande José Rubens Chachá, que desmistifica e vive o Papai Noel com uma humanidade rara, com sentimentos que qualquer pobre mortal tem na vida, a desilusão  o domina quando ele se sente jogado pra escanteio depois do Natal. Ele carrega os elementos clássicos como a barba branca, as bochechas rosadas, a barriga e o ho-ho-ho, mas também age como um super-herói moderno ao decidir espantar a depressão e ir ajudar Jonas e seus amigos órfãos.

“Uma Carta para Papai Noel” é uma história contada de forma divertida apesar dos dramas mostrados, como se fosse um álbum de colagens com cenários bem coloridos e bons efeitos visuais. As boas sequências musicais e de animação, inseridas na trama junto da edição ágil, garantem o tom de magia a essa aventura natalina moderna.






Nenhum comentário